Luz para a inteligência, Calor para a vontade

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Erros da Bíblia - 3: Contradições




Se a bíblia fosse "A Palavra de Deus", ela não conteria nenhuma contradição, nem a mais mínima possível... Mas o fato, porém, é que ela está repleta de contradições (em número por sinal muito maior do que as listadas nesta postagem) - tanto assim que as milhares de seitas cristãs nunca terminam de se desentender sobre ela... As contradições e ambiguidades internas da própria bíblia é que ocasionam, como fonte primeira, essas divisões entre os cristãos... Mas, afinal, o que poderíamos esperar de um livro que é uma mera coleção de lendas?... Se Deus quisesse falar realmente com os homens através de um livro, esse livro teria uma clareza, uma coerência e uma racionalidade perfeitíssimas: não é esse o caso da bíblia...
............................................................................................

As duas estórias contraditórias sobre a criação:
 Primeira estória 
O homem foi criado depois dos outros animais. [Gn 1:25-27]
O homem e a mulher foram criados simultaneamente. [Gn 1:27]
Segunda estória 
O homem aparece antes dos outros animais. [Gn 2:18-19]
O homem foi criado primeiro, então os animais, e só depois a mulher, da costela do homem. [Gn 2:18-22]

Quanto tempo levou para criar os céus e a terra? 
Um dia [Gn 2:4]
ou seis dias [Gn 1:3 - 2:3]

As plantas foram criadas antes ou depois dos homens? 
As plantas foram criadas antes dos homens. [Gn 1:11-13], [Gn 1:27-31]
As plantas foram criadas depois dos homens. [Gn 2:4-7]

Quando as estrelas foram criadas? 
No quarto dia da criação, depois da criação da terra. [Gn 1:16-19]
Antes que a terra fosse criada. [Jó 38:4-7]

De onde foram criadas as aves? 
Das águas [Gn 1:20-21]
ou da terra. [Gn 2:19]

O homem foi criado antes ou depois dos outros animais?
O homem foi criado depois dos outros animais. [Gn 1:25-27]
O homem aparece antes dos outros animais. [Gn 2:18-19]

Quantos deuses existem? 
Há somente um Deus. [Dt 4:35], [Dt 4:39], [Dt 6:4], [Dt 32:39], [Is 43:10], [Is 44:8], [Is 45:5-6], [Is 46:9], [Mc 12:29], [Mc 12:32], [Jo 17:3], [I Co 8:6]
Existem vários Deuses. [Gn 1:26], [Gn 3:22], [Gn 11:7], [Ex 12:12], [Ex 15:11], [Ex 18:11], [Ex 20:3], [Ex 22:20], [Ex 23:13], [Ex 23:24], [Ex 23:32], [Ex 34:14], [Nm 33:4], [Jz 11:24], [I Sm 6:5], [I Sm 28:13], [Sl 82:1], [Sl 82:6], [Sl 86:8], [Sl 96:4], [Sl 97:7], [Sl 136:2], [Jr 1:16], [Jr 10:11], [Sf 2:11], [Jo 10:33-34], [I Jo 5:7]

Adão podia comer de qualquer árvore? 
Adão pode comer de toda árvore. [Gn 1:29]
Há uma árvore da qual ele não pode comer. [Gn 2:17]

Adão morrerá no dia em que comer da árvore da ciência? 
Adão morrerá no dia em que comer da árvore da ciência do bem e do mal. [Gn 2:17]
Adão come da árvore, e ainda vive 930 anos. [Gn 3:6], [Gn 5:5]

O casamento é uma boa coisa? 
Casamento aprovado. [Gn 2:18], [Pv 18:22], [Mt 19:5], [Hb 13:4]
Casamento desaprovado. [I Co 7:1], [I Co 7:7-8]

Deus tem um corpo? 
Deus tem um corpo. [Gn 3:8], [Ex 33:11], [Ex 33:20], [Ex 33:22-23], [Ex 34:5], [Dt 23:14], [Ez 1:27], [Ez 8:2], [Hc 3:3-4]
Deus é um espírito que não possui corpo. [Lc 24:39], [Jo 4:24]

Deus sabe e vê tudo? 
Deus sabe e vê todas as coisas. [Sl 44:21], [Sl 139:7-8], [Pv 15:3], [Jr 16:17], [Jr 23:24], [At 1:24]
Deus nem sempre sabe e vê todas as coisas. [Gn 3:8], [Gn 4:14], [Gn 4:16], [Gn 11:5], [Gn 18:9], [Gn 18:17], [Gn 18:21], [Gn 22:12], [Nm 22:9], [Dt 8:2], [Dt 13:3], [II Cr 32:31], [Jó 1:7], [Jó 2:2], [Os 8:4]

Todos descendem de Adão e Eva? 
Sim, todos descendem de Adão e Eva. [Gn 3:20]
Nem todos. [Hb 7:3]

Deus respeita todos? 
Deus respeita todas as pessoas. [Gn 4:4], [Ex 2:25], [Lv 26:9], [II Rs 13:23], [Sl 138:6]
Deus não tem respeito por ninguém. [Dt 10:17], [II Cr 19:7], [At 10:34], [Rm 2:11], [Gl 2:6], [Ef 6:9], [Cl 3:25], [I Pe 1:17]

Deus deseja o sacrifício de animais?
Sim. [Gn 4:4], [Gn 8:20-21], [Gn 15:9-10], [Ex 20:24], [Ex 29:11-37], [Lv 1:5], [Lv 23:12-18], [Nm 18:17-19], [Dt 12:27]
Não. [Sl 40:6], [Sl 50:13], [Sl 51:16], [Is 1:11], [Is 66:3], [Jr 6:20]

O que aconteceu com Caim? 
Foi um fugitivo e errante sobre a terra. [Gn 4:12]
Conheceu a sua mulher, e edificou uma cidade. [Gn 4:17]

Deus aprova a pena de morte?
O assassino não deve ser morto. [Gn 4:15]
O assassino deve ser morto. [Gn 9:6]

Enoque foi a sexta ou sétima geração desde Adão?
Ele foi a sexta geração. [Gn 5:3-18], [I Cr 1:1-2], [Lc 3:37-38]
Ele foi a sétima geração. [Jd 1:14]

Todos devem morrer? 
Algumas pessoas nunca morrerão. [Gn 5:24], [Jo 8:51], [Jo 11:26], [Hb 11:5]
Todos morrerão. [Rm 5:12], [Hb 9:27]

Pode alguém ascender aos céus? 
Nenhum homem pode. [Jo 3:13]
Alguns ascenderam aos céus. [Gn 5:24], [II Rs 2:11], [Hb 11:5]

Quantos filhos Deus teve? 
Deus teve somente um filho. [Jo 3:18], [I Jo 4:9]
Deus teve muitos filhos. [Gn 6:2], [Gn 6:4], [Jó 1:6], [Jó 2:1], [Jó 38:6-7]

Qual é o tempo de vida do homem? 
70 anos. [Sl 90:10]
120 anos. [Gn 6:3]

Deus se arrepende? 
Deus nunca se arrepende. [Nm 23:19], [I Sm 15:29], [Ez 24:14], [Ml 3:6]
Deus se arrepende. [Gn 6:6], [Ex 32:14], [Dt 32:36], [I Sm 15:11], [I Sm 15:35], [II Sm 24:16], [I Cr 21:15], [Is 38:1-5], [Jr 15:6], [Jr 18:8], [Jr 26:3], [Jr 26:13], [Jr 26:19], [Jr 42:10], [Am 7:3], [Am 7:6], [Jn 3:10]

Já houve alguém justo, íntegro e bom (uma pessoa perfeita)? 
Não. [I Rs 8:46], [II Cr 6:36], [Sl 14:3], [Sl 53:3], [Pv 20:9], [Ec 7:20], [Is 41:26], [Mc 10:18], [Rm 3:10], [Rm 3:12], [Rm 3:23], [I Jo 1:8], [I Jo 1:10]
Sim. [Gn 6:9], [Gn 7:1], [I Rs 15:14], [II Cr 15:17], [Jó 1:1], [Jó 1:8], [Jó 2:3], [Sl 16:3], [Mt 25:46], [Lc 1:6], [Lc 2:25], [Tg 5:16], [II Pe 2:7-8], [I Jo 3:6], [I Jo 3:9]

Quando Noé entrou na arca? 
Sete dias antes da inundação. [Gn 7:7-10]
No mesmo dia em que começou a inundação. [Gn 7:11-13]

Quantos animais de cada espécie Noé levou na arca? 
Noé recebe ordens para levar dois de cada animal para a arca. [Gn 6:19-20], [Gn 7:8-9], [Gn 7:15]
Noé recebe ordens para pegar sete animais de cada espécie. [Gn 7:2-3]

Quanto tempo durou a inundação? 
Foram 40 dias. [Gn 7:17]
Foram 150 dias. [Gn 7:24], [Gn 8:3]

Deus quer que crianças morram? 
Não. Ele não quer que nenhuma morra. [Mt 18:14]
Sim, ele frequentemente mata crianças e instrui outros a fazer o mesmo. [Gn 7:21-22], [Gn 19:24], [Gn 22:2], [Ex 12:30], [Ex 21:15], [Lv 20:9], [Dt 20:16], [Dt 21:18-21], [Js 10:40], [I Sm 15:2-3], [II Sm 12:15-18], [II Rs 2:23-24], [Sl 135:8], [Sl 136:10], [Sl 136:9], [Jr 13:13-14], [Jr 19:9], [Ez 5:10], [Os 9:16], [Os 13:16], [Zc 13:3]

Todos (exceto Noé e sua família) morreram na inundação? 
Sim. Tudo morreu exceto o que estava na arca. [Gn 7:21-23]
Não. Alguns sobreviveram. [Gn 6:4], [Nm 13:33]

Por quanto tempo a arca flutuou? 
Por sete meses. [Gn 8:4]
Por dez meses. [Gn 8:5]

Quando a terra secou depois do dilúvio?
No 1º dia do primeiro mês. [Gn 8:13]
No 27º dia do segundo mês. [Gn 8:14]

Deus amaldiçoará a terra de novo?
Bem, talvez, se ele se aborrecer novamente. [Ml 4:6]
Não, ele nunca fará isto novamente. [Gn 8:21]

Quais os tipos de animais que nós podemos comer? 
Não devemos comer animais. [Gn 1:29], [Pv 23:20], [Is 7:14-15], [Dn 1:8], [Rm 14:21]
Somente alguns tipos de animais podem ser comidos. [Lv 11:2-4], [Dt 14:7-8]
Nós podemos comer qualquer tipo de animal. [Gn 9:3], [Mc 7:18-20], [At 10:10-13], [Rm 14:2], [Rm 14:14], [I Co 10:25], [I Tm 4:1-3]

Nós somos punidos pelos erros de outros? 
Sim. [Gn 9:21-25], [Ex 20:5], [Ex 34:7], [Nm 14:18], [Dt 5:9], [Dt 23:2], [Dt 28:18], [II Sm 12:14], [II Sm 21:6-9], [I Rs 2:33], [I Rs 11:11-12], [I Rs 21:29], [II Rs 5:27], [Is 14:21], [Jr 16:10-11], [Jr 29:32], [Jr 32:18]
Não. [Dt 24:16], [Jr 31:29-30], [Ez 18:20]

Deus aprova a escravidão? 
Sim. [Gn 9:25-27], [Gn 16:8-9], [Gn 17:12-13], [Gn 24:35-36], [Gn 26:12-14], [Ex 12:44], [Ex 20:17], [Ex 21:2-6], [Ex 21:7], [Ex 21:20-21], [Ex 21:26-27], [Ex 22:2-3], [Lv 19:20], [Lv 22:11], [Lv 25:39], [Lv 25:44-46], [Dt 5:21], [Dt 15:12], [Dt 20:10-11], [Dt 20:14], [Js 9:23], [Lc 12:46-47], [Lc 17:7-9], [I Co 7:21-22], [Ef 6:5], [Cl 3:22], [I Tm 6:1-5], [Tt 2:9-10], [I Pe 2:18]
Não. [Ex 21:16], [Lv 19:13], [Lv 19:18], [Lv 19:33-34], [Lv 25:10], [Dt 15:9-10], [Dt 23:15-16], [Dt 24:7], [Dt 24:14-15], [Pv 22:22-23], [Is 58:6], [Jr 22:13], [Ml 3:5], [Mt 4:10], [Mt 23:10], [Mc 10:42-43], [I Co 7:23], [Fp 2:3], [I Tm 1:9-10], [Fm 1:10-15], [Hb 13:3], [Tg 5:4]

Quantos idiomas existiam antes da Torre de Babel? 
Havia apenas um idioma. [Gn 11:1], [Gn 11:6]
Havia muitos idiomas. [Gn 10:5], [Gn 10:20], [Gn 10:31]

Quem foi o pai de Salá? 
O seu pai foi Arfaxade. [Gn 10:24], [Gn 11:12]
O seu pai foi Cainã. [Lc 3:35-36]

Quantos anos Abraão tinha quando partiu de Harã? 
Ele tinha 75 anos. [Gn 12:4]
Ele tinha pelo menos 135 anos. [Gn 11:26], [Gn 11:32], [At 7:2-4]
Em [At 7:4] se diz que Abraão só deixou Harã depois que seu pai morreu. Em [Gn 11:26] se diz que o pai de Abrão tinha 70 anos quando ele nasceu, e o pai de Abrão viveu até 205 anos [Gn 11:32]. Desse modo, então, Abraão tinha pelo menos 135 anos quando deixou Harã. Mas em [Gn 12:4] se diz que ele deixou Harã quando tinha 75 anos.

Deus é autor de confusão?
Sim. [Gn 11:7-9]
Não. [I Co 14:33]

Ló era irmão ou sobrinho de Abraão? 
Ló era irmão de Abraão. [Gn 14:14], [Gn 14:16]
Ló era sobrinho de Abraão. [Gn 11:27], [Gn 12:5], [Gn 14:12]

Deus pode ser visto? 
Sim, ele pode. [Gn 12:7], [Gn 17:1], [Gn 18:1], [Gn 26:2], [Gn 26:24], [Gn 32:30], [Gn 35:1], [Gn 35:7], [Gn 35:9], [Gn 48:3], [Ex 3:16], [Ex 4:5], [Ex 6:3], [Ex 24:9-11], [Ex 33:11], [Ex 33:23], [Nm 14:14], [Dt 5:4], [Dt 34:10], [Jz 13:22], [I Rs 22:19], [Jo 42:5], [Sl 63.2], [Is 6:1], [Is 6:5], [Ez 1:27], [Ez 20:35], [Am 7:7], [Am 9:1], [Hc 3:3-5]
Não, ele é invisível e não pode ser visto. [Ex 33:20], [Jo 1:18], [Jo 6:46], [I Tm 1:17], [I Tm 6:16], [I Jo 4:12]

Quanto tempo durou o cativeiro no Egito? 
O cativeiro egípcio durou por 400 anos. [Gn 15:13]
O cativeiro egípcio durou por 430 anos. [Ex 12:40], [Gl 3:17]

Quantos filhos Abraão teve?
Abraão teve somente um filho. [Gn 22:2], [Hb 11:17]
Abraão teve mais de um filho. [Gn 16:15], [Gn 21:2-3], [Gn 25:1-2], [Gl 4:22]

A circuncisão é necessária? 
Sem dúvida. [Gn 17:7], [Gn 17:10], [Gn 17:13], [Gn 17:19]
De maneira alguma. [Gl 5:2]

O incesto é proibido? 
O incesto é condenado. [Lv 18:9], [Lv 18:12], [Lv 20:17], [Lv 20:19], [Dt 27:22]
O incesto é permitido. [Gn 20:12], [Ex 6:20]

Deus pode fazer qualquer coisa?
Deus pode fazer qualquer coisa. [Gn 18:14], [Jr 32:17], [Jr 32:27], [Mt 19:26], [Mc 10:27]
Existe algumas coisas que Deus não pode fazer. [Jz 1:19], [Mc 6:5], [Hb 6:18]

Podemos fazer juramentos?
Os juramentos são aprovados. [Gn 21:23-24], [Gn 24:2-3], [Gn 24:9], [Gn 31:53], [Gn 47:31], [Lv 27:2], [Nm 30:2], [Dt 6:13], [Dt 10:20], [Dt 23:21], [Sl 63:11], [Is 45:23], [Is 48:1], [Is 65:16], [Jr.4:2], [Jr 12:16], [Hb 6:13], [Ap 10:5-6]
Os juramentos são proibidos. [Mt 5:34], [Tg 5:12]

Quem nomeou Berseba? 
Berseba foi nomeada por Abraão. [Gn 21:31]
Berseba foi nomeada depois da morte de Abraão por Isaque. [Gn 26:33]

Deus alguma vez tentou alguém?
Deus nunca tentou ninguém. [Tg 1:13]
Muitas pessoas foram tentadas por Deus. [Gn 22:1], [II Sm 24:1], [Mt 6:13]

Deus aprova o sacrifício humano? 
Sim. [Gn 22:2], [Ex 22:29], [Lv 27:28-29], [Nm 31:25-29], [Jz 11:29-40], [II Sm 21:1], [II Sm 21:8-9], [II Sm 21:14], [I Rs 13:2], [II Rs 23:20]
Não. [Lv 18:21], [Lv 20:2], [Dt 18:10]

Quetura foi esposa ou concubina de Abraão? 
Ela foi sua esposa. [Gn 25:1]
Ela foi sua concubina. [I Cr 1:32]

Quem era o pai de Basemate?
Ela era filha de Elom. [Gn 26:34]
Ela era filha de Ismael. [Gn 36:2-3]

Quem era o pai de Labão?
Labão era filho de Betuel. [Gn 28:5]
Labão era filho de Naor. [Gn 29:5]

Zibeão era um heveu ou um horeu? 
Heveu. [Gn 36:2]
Horeu. [Gn 36:20]

Onde os irmãos de José acharam o dinheiro deles? 
Em uma venda antes de voltar para casa. [Gn 42:27], [Gn 43:21]
Depois de voltar para casa. [Gn 42:29], [Gn 42:35]

Quantos anos Benjamim tinha quando o clã dele migrou para o Egito? 
Ele era uma criança. [Gn 44:20], [Gn 44:22]
Ele já era um homem com dez filhos. [Gn 46:8], [Gn 46:21]

Mali foi filho de Levi?
Sim. [Ed 8:18]
Não. [Gn 46:11], [I Cr 6:1], [I Cr 6:16], [I Cr 23:6]

Quem eram os filhos de Benjamim? 
Belá, Bequer, Asbel, Gera, Naamã, Eí, Rôs, Mupim, Hupim e Arde. [Gn 46:21]
Belá, Asbel, Airão, Sufã, Hufã, Arde e Naamã. [Nm 26:38-40]
Belá, Bequer e Jediael. [I Cr 7:6]
Belá, Asbel, Aará, Noá e Rafa. [I Cr 8:1-2]

Naamã e Arde foram filhos ou netos de Benjamim? 
Eles foram filhos de Benjamim. [Gn 46:21]
Eles foram netos de Benjamim. [Nm 26:38-40]

Quantos eram na família de Jacó quando vieram para o Egito?
70 [Gn 46:27], [Ex 1:5]
ou 75 [At 7:14]

Quais eram as doze tribos de Israel?
Rúben, Simeão, Levi, Judá, Zebulom, Issacar, Dã, Gade, Aser, Naftali, José e Benjamim. [Gn 49:3-27]
Rúben, Simeão, Levi, Judá, Zebulom, Issacar, Manassés, Gade, Aser, Naftali, José e Benjamim. [Ap 7:4-8]

Onde Jacó foi enterrado? 
Jacó foi enterrado em Macpela. [Gn 50:13]
Jacó foi enterrado em Siquém. [At 7:15-16]

É errado mentir?
A mentira é aprovada. [Ex 1:18-20], [Js 2:4-6], [I Rs 22:21-22], [II Rs 8:10], [II Co 12:16], [Tg 2:25]
A mentira é proibida. [Ex 20:16], [Lv 19:11], [Dt 5:20], [Pv 12:22], [Ef 4:25], [Ap 21:8]

Moisés temeu o rei? 
Moisés temeu o rei. [Ex 2:14-15]
Moisés não temeu o rei. [Hb 11:27]

Quem foi o sogro de Moisés?
Foi Jetro. [Ex 3:1], [Ex 4:18], [Ex 18:1], [Ex 18:5]
Foi Hobabe. [Nm 10:29], [Jz 4:11]
Foi Reuel. [Ex 2:18-21]

É errado roubar?
Roube. [Ex 3:22], [Ex 12:35-36], [Ez 39:10]
Não roube. [Ex 20:15], [Lv 19:11], [Lv 19:13], [Dt 5:19], [Sl 37:21], [Ef 4:28], [I Ts 4:6]

Quem endureceu o coração do Faraó?
Foi Deus. [Ex 4:21], [Ex 7:3], [Ex 7:13], [Ex 9:12], [Ex 10:1], [Ex 10:20], [Ex 10:27], [Ex 11:10], [Ex 14:4], [Ex 14:8], [Ex 14:17]
Foi o próprio Faraó. [I Sm 6:6]

Deus instruiu os Israelitas que lhe fizessem sacrifícios e holocaustos? 
Deus instruiu os Israelitas que lhe fizessem sacrifícios e holocaustos. [Ex 8:27], [Ex 10:25], [Ex 20:24], [Ex 29:16-18]
Deus não pediu nenhum sacrifício ou holocausto. [Jr 7:22]

Os cristãos devem obedecer as leis do Velho Testamento?
Sim, elas sempre serão válidas. [Ex 12:14], [Ex 12:17], [Ex 12:24], [Lv 23:14], [Lv 23:21], [Lv 23:31], [Sl 116:151-152], [Sl 116:160], [Ml 4:4], [Mt 5:18-19], [Lc 16:17]
Não, os cristãos não estão sob as leis do Velho Testamento. [Lc 16:16], [Rm 6:14], [Rm 7:4], [Rm 7:6], [Rm 10:4], [Gl 5:18], [Ef 2:15]

Por quantos dias deve-se comer pão sem fermento durante a Páscoa?
Por seis dias. [Dt 16:8]
Por sete dias. [Ex 12:15], [Ex 23:15], [Dt 16:3]

Deus é guerreiro ou pacificador? 
Deus da guerra. [Ex 15:3], [Sl 18:34], [Sl 141:1]
Deus da paz. [Rm 15:33], [I Co 14:33], [II Ts 3:16], [Hb 13:20]

Dançar é pecado? 
Sim. [Ex 32:19-21], [Mt 14:6-8], [Gl 5:19-21]
Não. [Ex 15:20-21], [Jz 11:34], [II Sm 6:14], [Sl 146:3], [Sl 146:4], [Ec 3:4], [Lc 15:25]

É necessário guardar o sábado? 
É necessário. [Ex 16:29], [Ex 20:8], [Ex 31:13-15], [Ex 34:21], [Ex 35:2], [Lv 19:3], [Lv 19:30], [Lv 23:3], [Nm 15:32], [Nm 15:36], [Dt 5:12], [Is 56:2]
Não é necessário. [Is 1:13], [Jo 5:16], [Rm 14:5], [Cl 2:16]

É correto fazer imagens? 
Não. [Ex 20:4], [Dt 4:16-18], [Dt 4:23], [Dt 5:8], [Dt 27:15]
Sim. [Ex 25:18], [Ex 25:20], [Nm 21:8]

Como devemos tratar nossos pais?
Honrando-os. [Ex 20:12], [Dt 5:16], [Ml 4:6], [Ef 6:2]
Desrespeitando-os. [Mt 12:47-48], [Mt 23:9], [Mc 3:32-33], [Lc 9:59-60], [Lc 14:26]

É correto chamar seu pai (ou qualquer outro) de pai?
Nenhum homem é pai. [Mt 23:9]
Você pode chamá-lo de pai. [Ex 20:12], [Dt 5:16], [Ef 6:2], [II Rs 2:12], [II Rs 6:21]

Matar ou não matar? 
Mate. [Ex 32:27], [Nm 15:35], [I Sm 15:2-3]
Não mate. [Ex 20:13], [Dt 5:17]

É errado cometer adultério? 
Adultério é proibido. [Ex 20:14], [Dt 5:18], [Hb 13:4]
Adultério é permitido. [Nm 31:18], [Os 1:2], [Os 3:1]

É correto ser polígamo?
Sim. [Gn 4:19], [Gn 16:1-4], [Gn 25:6], [Gn 26:34], [Gn 28:9], [Gn 31:17], [Ex 21:10], [Dt 21:15], [Jz 8:30], [I Sm 1:1-2], [II Sm 12:7-8], [I Rs 11:3], [I Cr 4:5], [II Cr 11:21], [II Cr 13:21], [II Cr 24:3], [Mt 25:1]
Não. [Gn 2:24], [Mt 19:4-5], [Mt 19:9], [Mc 10:11], [I Co 7:2], [Ef 5:33], [Tt 1:6-7]

Deus se cansa? 
Deus nunca se cansa. [Is 40:28]
Algumas vezes deus se cansa. [Ex 31:17], [Is 1:14], [Is 43:24], [Jr 15:6]

Quem escreveu os dez mandamentos?
Deus [Ex 34:1]
ou Moisés. [Ex 34:27]

Deus é misericordioso? 
Deus é rei, misericordioso e bom. [Ex 34:6], [II Sm 24:14], [I Cr 16:34], [Sl 21:8], [Sl 86:5], [Sl 96:5], [Sl 101:8], [Sl 106:1], [Sl 116:1], [Sl 136:1], [Sl 141:9], [Jr 3:12], [Jr 33:11], [Lm 3:33], [Jl 2:13], [Mq 7:18], [Tg 5:11], [I Jo 4:16]
Deus é cruel, sem misericórdia e mal. [Ex 34:6-7], [Nm 25:4], [Dt 7:16], [I Sm 6:19], [I Sm 15:2-3], [Jr 13:14], [Jr 16:3-7], [Lm 2:2], [Lm 2:17], [Lm 3:43], [Ez 7:4], [Ez 7:9], [Ez 9:5-6], [Mq 1:12]

Quem fez a arca da aliança? 
Moisés [Dt 10:1-3]
ou Bezalel. [Ex 37:1]

O sangue do sacrifícios de animais nos livra dos pecados? 
Sim. [Lv 4:20], [Lv 4:26], [lv 4:31], [Lv 4:35], [Lv 5:10], [Lv 5:16], [Lv 5:18], [Lv 6:7], [Lv 17:11], [Nm 15:27-28], [Nm 29:5]
Não. [Hb 10:4], [Hb 10:11]

Podemos comer algum réptil que voa?
Todos são imundos não podem ser comidos. [Dt 14:19]
Alguns podem ser comidos. [Lv 11:21-23]

Como um homem que faz sexo com uma mulher menstruada será castigado?
Ele estará sujo durante sete dias. [Lv 15:24]
Ele e a mulher serão expulsos. [Lv 20:18]

Julgar ou não julgar?
Não julgue. [Mt 7:1], [Lc 6:37], [Rm 2:1], [Tg 4:12]
Julgue qualquer coisa e qualquer um. [Lv 19:15], [Jo 7:24], [I Co 2:15], [I Co 5:12-13], [I Co 6:2-3]

A Bíblia condena a astrologia? 
Sim, a Bíblia condena a astrologia. [Lv 19:26], [Dt 18:10-12], [Is 47:13-14], [Jr 10:2]
Não, a Bíblia aprova a astrologia. [Gn 1:14], [Jz 5:20], [Mt 2:1-2], [Lc 21:25]

Deus ama a todos? 
Sim, ele ama todos. [Jo 3:16], [I Jo 4:8], [I Jo 4:16]
Não, ele odeia algumas pessoas. [Lv 20:23], [Sl 5:5], [Sl 11:5], [Pv 6:16], [Pv 6:19], [Ml 1:3], [Rm 9:13]

As leis e rituais do Velho Testamento ainda são válidas? 
Sim, elas serão para sempre. [Lv 23:14], [Lv 23:21], [Lv 23:31]
Não, não se aplicam mais. [Rm 7:6]

Temos uma dívida para com Deus?
Sim. [Lv 25:17], [Dt 6:2], [Dt 6:13], [Dt 6:24], [Dt 10:12], [Dt 10:20], [Dt 31:12], [Dt 31:13], [Js 4:24], [I Sm 12:14], [II Rs 17:39], [Jó 28:28], [Sl 21:14], [Sl 31:8], [Sl 31:18], [Sl 31:9], [Sl 96:4], [Sl 101:11], [Sl 101:13], [Sl 101:17], [Sl 111:10], [Sl 111:1], [Sl 111:13], [Sl 126:1], [Sl 146:11], [Pv 1:7], [Pv 22:4], [Pv 24:21], [Ec 5:7], [Ec 12:13], [Jr 5:22], [Mt 10:28], [Lc 1:50], [Lc 12:5], [II Co 7:1], [Ef 5:21], [Hb 10:31], [I Pe 2:17], [Ap 14:7]
Não. [II Tm 1:7], [I Jo 4:18]

Quantos homens havia na tribo de Simeão? 
59.300 [Nm 1:23]
ou 22.200 [Nm 26:14]

É correto beber álcool? 
Não. [Nm 6:3], [Pv 20:1], [Pv 23:20-21], [Pv 23:29-30], [Pv 23:31-32], [Is 5:11], [Is 5:22], [Is 28:7], [Dn 1:8], [Hc 2:15], [Lc 1:15], [Rm 13:13], [Rm 14:21], [Gl 5:21], [Ef 5:18]
Sim. [Jz 9:13], [Sl 104:15], [Pv 31:6-9], [Ct 5:1], [Jo 2:3-10], [I Tm 5:23]

É correto o homem ter cabelos compridos?
Ter cabelos compridos é encorajado. [Nm 6:5], [Jz 13:5], [I Sm 1:11]
Ter cabelos compridos é vergonhoso. [I Co 11:14]

Devemos seguir nosso coração? 
Nós devemos seguir nosso coração. [Ec 11:9]
Nós não devemos seguir nosso coração. [Nm 15:39]

Onde Arão morreu? 
Arão morreu no Monte Hor. [Nm 20:27-28], [Nm 33:38]
Arão morreu em Mosera. [Dt 10:6]

Quantos Deus matou por prostituírem-se com as filhas dos moabitas? 
23.000 [I Co 10:8]
ou 24.000 [Nm 25:9]

A Bíblia condena o jogo? 
Sim. [Pv 28:22], [Jo 19:23-24]
Não. [Nm 26:52-56], [Js 14:2], [Js 18:6], [Js 19:51], [Js 21:8], [I Cr 26:13-14], [Ne 10:34], [At 1:23-26]

Qual é a receita correta para o sacrifício da lua nova? 
Dois bezerros, 1 carneiro, e 7 cordeiros. [Nm 28:11]
Um bezerro, 1 carneiro, e 6 cordeiros. [Ez 46:6]

Quanto tempo dura a ira de Deus? 
A ira de Deus dura alguns momentos. [Sl 30:5], [Jr 3:12], [Mq 7:18]
A ira de Deus dura muito tempo. [Nm 32:13], [Jr 17:4], [Ml 1:4], [Mt 25:41], [25:46]

O que Deus disse sobre os moabitas? 
Os israelitas não lutariam contra eles, e a sua terra seria poupada. [Dt 2:9]
Com a ajuda de Deus, os israelitas os derrotariam e tomariam sua terra. [Jz 3:28-30]

A terra existirá para sempre?
Sim, a terra existirá para sempre. [Dt 4:40], [Sl 37:29], [Sl 78:69], [Sl 101:5], [Ec 1:4]
Não, a terra não existirá para sempre. Ela será destruída. [Sl 102:25-26], [Is 65:17], [Mt 5:18], [Mt 24:35], [Mc 13:31], [Lc 21:33], [Hb 1:10-11], [II Pe 3:10], [II Pe 3:13], [Ap 21:1]

Deus pode ser tentado?
Deus não pode ser tentado. [Tg 1:13]
Deus pode ser tentado. [Dt 6:16], [Ml 3:15], [Mt 4:7], [Lc 4:12], [At 15:10]

Deus sabe o que se passa no coração de cada um? 
Sim. [Sl 44:21], [Sl 139:2-3], [At 1:24]
Não. [Dt 8:2], [Dt 13:3], [II Cr 32:31]

Os israelitas pouparam as árvores dos países que eles invadiram? 
Não. [Dt 20:19]
Sim. [II Rs 3:19]

Algum moabita entrou na congregação do Senhor? 
Não. [Dt.23:3]
Sim. [Rt 1:4], [Rt 4:13], [Rt 4:17]

Como os edomitas deveriam ser tratados? 
Ser bom com eles. [Dt 23:7]
Matá-los. [II Rs 14:3-7], [Ez 25:13], [Ob 1:1], [Ob 1:8-9]

O divórcio é permitido?
O divórcio nunca será permitido. [Mc 10:11], [Lc 16:18]
Somente quando a esposa é infiel. [Mt 5:32], [Mt 19:9]
Quando o cônjuge descrente escolhe partir. [I Co 7:15]
Quando o marido está descontente com sua esposa. [Dt 24:1-2]

É correto uma mulher divorciada se casar novamente? 
Sim. [Dt 24:1-2]
Não. [Lc 16:18]

Temos livre arbítrio? 
Sim. [Dt 30:19]
Não. [At 13:48], [Rm 8:29-30], [Rm 9:11-22], [Ef 1:4-5], [II Ts 2:11-12], [II Tm 1:9], [Jd 1:4]

Deus destruiu nações? 
Deus promete destruir as nações. [Ex 33:2], [Dt 7:1], [Dt 7:24], [Dt 31:3], [Js 1:3-5], [Js 3:10], [Js 17:17-18], [Js 21:43-44]
Existiram muitas nações. Deus não pôde destruí-las. [Js 15:63], [Js 16:10], [Js 17:12-13], [Jz 1:21], [Jz 1:27-36], [Jz 3:1-5]

Quem foi o pai de Acã?
O pai de Acã foi Carmi. [Js 7:1]
O pai de Acã foi Zerá. [Js 7:24], [Js 22:20]

A cidade de Ai existia depois de Josué destruí-la?
Não, ela nunca mais foi reconstruída depois que Josué a destruiu. [Js 8:28]
Sim, ela existiu todo o tempo do cativeiro na Babilônia. [Ne 7:32]

A quem foram dadas as cidades de Estaol e Zorá?
Foram dadas a Judá. [Js 15:20], [Js 15:33]
Foram dadas a Dã. [Js 19:40-41]

Qual tribo veio de Aijalom?
Dã [Js 21:23-24]
ou Efraim [I Cr 6:66], [I Cr 6:69]

Quem comprou o sepulcro em Siquém dos filhos de Hamor? 
Jacó. [Js 24:32]
Abraão. [At 7:16]

Sísera foi assassinado enquanto dormia? 
Sim, ele estava dormindo. [Jz 4:21]
Não, ele estava acordado. [Jz 5:26-27]

Samuel era um efrateu ou um levita?
Ele foi um efrateu. [I Sm 1:1-2], [I Sm 1:20]
Ele foi um levita. [I Cr 6:27-28], [I Cr 6:36-38]

Sobre o que a terra foi colocada?
Sobre o nada. [Jó 26:7]
Sobre pilares. [I Sm 2:8]

Quanto tempo a arca de Deus ficou na casa de Abinadabe? 
Em [I Sm 7:1-2] se diz que a arca foi trazida para a casa de Abinadabe e que ficou lá durante 20 anos. Isto foi antes de Saul ser rei. [I Sm 10:24]
Mas de acordo com [II Sm 6:2-3], Davi removeu a arca da casa de Abinadabe. E em [At 13:21] sediz que Saul (o antecessor de Davi) foi rei durante 40 anos. Assim, a arca deveria ter estado na casa de Abinadabe por mais de 40 anos.

Quem foi o filho primogênito de Samuel? 
O filho primogênito de Samuel foi Joel. [I Sm 8:2]
O filho primogênito de Samuel foi Vasni. [I Cr 6:28]

Quem foi o pai de Quis? 
Abiel. [I Sm 9:1]
Ner. [I Cr 8:33], [I Cr 9.39]

Deus mente?
Deus não pode mentir. [I Sm 15:29], [Tt 1:2], [Hb 6:18]
Deus mente através de procuração: ele envia espíritos mentirosos para enganar. [I Rs 22:23], [II Cr 18:22], [Jr 4:10], [Jr 20:7], [Ez 14:9], [II Ts 2:11]

Quantos filhos Jessé teve?
Jessé teve oito filhos. [I Sm 16:10-11]
Jessé teve sete filhos. [I Cr 2:13-15]

Quando Saul conheceu Davi?
Antes de Davi matar o filisteu. [I Sm 16:21-23]
Depois que Davi matou o filisteu. [I Sm 17:55-58]

Como Davi matou Golias? 
Com uma funda. [I Sm 17:49-50]
Com uma espada. [I Sm 17:51]

Quando Davi fugiu para Nobe, qual era o nome do sacerdote?
O nome do sacerdote era Aimeleque. [I Sm 21:1]
O nome do sacerdote era Abiatar. [Mc 2:25-26]

Davi estava só quando pediu o pão santo de Nobe?
Ele estava só. [I Sm 21:1]
Ele estava com outros. [Mt 12:3-4], [Mc 2:25-26], [Lc 6:3-4]

Abiatar era pai ou filho de Aimeleque?
Abiatar era filho de Aimeleque. [I Sm 22:20], [I Sm 23:6]
Abiatar era pai de Aimeleque. [II Sm 8:17], [I Cr 18:16], [I Cr 24:6]

Saul indagou a Deus?
Saul indagou a Deus. [I Sm 28:6]
Saul não indagou a Deus. [I Cr 10:13-14]

Jesus foi o primeiro a voltar dos mortos?
Jesus foi a primeira pessoa a voltar dos mortos. [At 26:23]
Outros voltaram dos mortos antes dele. [I Sm 28:11], [I Sm 28:14], [I Rs 17:22], [II Rs 4:32-35], [II Rs 13:21], [Mt 9:23-25], [Lc 7:12-15], [Lc 9:30], [Jo 11:43]

Como Saul morreu?
Saul cometeu suicídio. [I Sm 31:4-6], [I Cr 10:4]
Saul foi morto por um amalequita. [II Sm 1:8-10]
Saul foi morto pelos filisteus. [II Sm 21:12]
Deus o matou. [I Cr 10:14]

A família de Saul morreu com ele?
Toda a família de Saul morreu com ele. [I Cr 10:6]
Houve um sobrevivente: o filho de Saul, Isbosete. [II Sm 2:7-9]

Onde Deus matou Uzá?
Deus matou Uzá em Nacom. [II Sm 6:6]
Deus matou Uzá em Quidom. [I Cr 13:9]

Quantos cavaleiros Davi levou?
Davi levou mil e seiscentos cavaleiros. [II Sm 8:4]
Davi levou sete mil cavaleiros. [I Cr 18:4]

Quantos homens Davi matou?
Davi matou 700 homens com carruagens e 40.000 cavaleiros. [II Sm 10:18]
Davi matou 7.000 homens com carruagens e 40.000 homens a pé. [I Cr 19:18]

Quantos filhos Absalão teve? 
Absalão não teve filhos. [II Sm 18:18]
Absalão teve três filhos. [II Sm 14:27]

Quem foi o pai de Amasa?
O pai de Amasa foi Itra, o israelita. [II Sm 17:25]
O pai de Amasa foi Jéter, o ismaelita. [I Cr 2:17]

Quantos homens matou o chefe dos capitães de Davi?
300 [I Cr 11:11]
ou 800 [II Sm 23:8].

Quem tentou Davi para numerar Israel? 
Deus. [II Sm 24:1]
Satanás. [I Cr 21:1]

Quantos soldados?
O número de guerreiros de Israel era 800.000 e de Judá 500.000. [II Sm 24:9]
O número de guerreiros de Israel era 1.100.000 e de Judá 470.000. [I Cr 21:5]

Davi pecou?
Davi pecou ao numerar o povo. [II Sm 24:10]
Davi nunca pecou, exceto no caso de Urias. [I Rs 15:5]

Quantos anos de fome? 
Uma das penas pelo pecado de Davi, foram sete anos de fome. [II Sm 24:13]
Não foram sete anos, mas três anos de fome. [I Cr 21:12]

Por quanto Davi comprou o local que queria?
Por cinqüenta siclos de prata. [II Sm 24:24]
Por seiscentos siclos de ouro. [I Cr 21:25]

Quem foi o maior: Jesus ou Salomão? 
Jesus. [Mt 12:42], [Lc 11:31], [Cl 2:2-3]
Salomão. [I Rs 3:12]

Quantas estrebarias Salomão teve? 
Salomão teve 40.000 estrebarias. [I Rs 4:26]
Salomão teve 4.000 estrebarias. [II Cr 9:25]

Quantos inspetores Salomão teve? 
Salomão teve 3.300 inspetores. [I Rs 5:16]
Salomão teve 3.600 inspetores. [II Cr 2:18]

A qual tribo Hirão pertencia?
Hirão era da tribo de Naftali. [I Rs 7:13-14]
Hirão era da tribo de Dã. [II Cr 2:13-14]

Que altura tinham as colunas do templo? 
As colunas tinham 18 côvados de altura. [I Rs 7:15]
As colunas tinham 35 côvados de altura. [II Cr 3:15]

Qual foi o volume de fundição usado no templo de Salomão?
2.000 batos. [I Rs 7.26]
3.000 batos. [II Cr 4:5]

O que existia dentro da arca do concerto?
Somente as duas tábuas de Moisés. [I Rs 8:9], [II Cr 5:10]
As tábuas de Moisés, um vaso de ouro com maná, e a vara de Arão. [Hb 9:4]

Deus habita as trevas ou a luz?
Deus habita as trevas. [I Rs 8:12], [II Cr 6:1], [Sl 18:11], [Sl 96:2]
Deus habita a luz. [I Tm 6:15-16]

Deus habita os templos?
Deus habita os templos. [I Rs 8:13], [II Cr 7:12], [II Cr 7:16]
Deus não habita os templos. [At 7:48]

O cristão peca? 
Nenhum é livre de pecado. [I Rs 8:46], [II Cr 6:36], [Pv 20:9], [Ec 7:20], [Rm 3:23], [I Jo 1:8], [I Jo 1:10]
Cristãos não tem pecado. (Somente os não-cristãos possuem) [Rm 5:14], [I Jo 3:6], [I Jo 3:9], [I Jo 5:18], [III Jo 1:11]

Quantos chefes de oficiais Salomão teve?
550 [I Rs 9:23]
ou 250 [[II Cr 8:10]

Quantos talentos de ouro Hirão enviou a Salomão?
420 [[I Rs 9:27-28]
ou 450 [[II Cr 8:18]

Quem era o avô materno de Abias? 
Absalão. [I Rs 15:2]
Uriel. [II Cr 13:1-2]

Asa removeu os altos?
Asa removeu os altos. [II Cr 14:3-5]
Asa não removeu os altos. [I Rs 15:14], [II Cr 15:17]

Quando Baasa morreu?
No 26º ano do reinado de Asa. [I Rs 16:6-8]
No 36º ano do reinado de Asa. [II Cr 16:1]

Existe a ressurreição dos mortos? 
A morte é o fim. Não existe ressurreição dos mortos. [Jó 7:9], [Sl 6:5], [Sl 86:4-5], [Sl 111:17], [Ec 3:19], [Ec 9:5], [Ec 9:10], [Is 26:14], [Is 38:18]
A morte não é o fim. Haverá a ressurreição dos mortos. [I Rs 17:22], [II Rs 4:32-35], [II Rs 13:21], [Dn 12:1], [Mt 9:24-25], [Mt 25:46], [Mt 27:52-53], [Mc 5:39-42], [Lc 7:12-15], [Lc 9:30], [Lc 20:37], [Jo 11:39-44], [At 26:23], [I Co 15:16], [I Co 15:52], [Ap 20:12-13]

Jeú era filho ou neto de Ninsi? 
Jeú era filho de Ninsi. [I Rs 19:16]
Jeú era neto de Ninsi. [II Rs 9:2]

Eliseu recebeu o manto de Elias antes ou depois dele ser levado ao céu? 
Antes. [I Rs 19:19]
Depois. [II Rs 2:11-13]

Quando começou o reinado de Acazias?
No 12º ano de Jorão. [II Rs 8:25]
No 11º ano de Jorão. [II Rs 9:29]

Que idade Acazias tinha quando começou a reinar?
22 anos. [II Rs 8:26]
42 anos. [II Cr 22:2]

Onde Joás foi enterrado?
Ele foi enterrado com os outro reis. [II Rs 12:20-21]
Ele não foi enterrado com os outros reis. [II Cr 24:24-25]

Acaz foi sepultado com seus pais?
Sim. [II Rs 16:20]
Não. [II Cr 28:27]

Como o rei Josias morreu? 
Ele teve uma morte tranqüila. [II Rs 22:20]
Ele morreu em batalha. [II Rs 23:29-30], [II Cr 35:23-24]

Onde Josias morreu?
Ele morreu em Megido. [II Rs 23:29-30]
Ele morreu em Jerusalém. [II Cr 35:23-24]

Quem sucedeu Joaquim como rei?
Ele foi sucedido como rei pelo seu filho. [II Rs 24:6]
Ele não teve sucessor. [Jr 36:30]

Que idade Joaquim tinha quando começou seu reinado?
Joaquim tinha 18 anos de idade e seu reinado foi de 3 meses. [II Rs 24:8]
Joaquim tinha 8 anos de idade e seu reinado foi de 3 meses e 10 dias. [II Cr 36:9]

Zedequias era tio ou irmão de Nabucodonosor?
Zedequias era tio de Nabucodonosor. [II Rs 24:17]
Zedequias era irmão de Nabucodonosor. [II Cr 36:10]

Os olhos de Zedequias viram o rei da Babilônia? 
Os olhos de Zedequias viram o rei da Babilônia. [Jr 34:3]
Os olhos de Zedequias foram retirados antes que ele chegasse a Babilônia. [II Rs 25:7]

Em qual dia o templo foi queimado? 
O templo foi queimado no sétimo dia. [II Rs 25:8-9]
O templo foi queimado no décimo dia. [Jr 52:12-13]

Que altura tinha o capitel de cobre? 
O capitel tinha cinco côvados de altura. [Jr 52:22]
O capitel tinha três côvados de altura. [II Rs 25:17]

Quantos homens estavam na presença do rei?
Cinco homens. [II Rs 25:19]
Sete homens. [Jr 52:25]

Em que dia do mês Joaquim saiu da prisão? 
No 27º dia do mês. [II Rs 25:27]
No 25º dia do mês. [Jr 52:31]

Gerações desde Davi até o cativeiro babilônico?
 Salomão, Roboão, Abias, Asa, Josafá, Jeorão, Acazias, Joás, Amazias, Jotão, Acaz, Ezequias, Manassés, Amom, Josias, Jeoaquim, Jeconias. [I Cr 3:10-16]
Salomão, Roboão, Abias, Asa, Josafá, Jorão, Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias, Manassés, Amom, Josias, Jeconias. [Mt 1:6-11]

Jeconias era filho ou neto de Josias? 
Ele era filho de Josias. [Mt 1:11]
Ele era neto de Josias. [I Cr 3:15-16]

Jeconias teve algum filho?
Jeconias não teve filhos. [Jr 22:28-30]
Jeconias teve vários filhos, um deles, ancestral de Jesus. [I Cr 3:17-18], [Mt 1:12]

Quem foi o pai de Zorobabel?
Seu pai foi Pedaías. [I Cr 3:19]
Seu pai foi Sealtiel. [Ed 3:2], [Ne 12:1]

Asa foi perfeito? 
Sim. [II Cr 15:17]
Não. [II Cr 16:7], [II Cr 16:10], [II Cr 16:12]

Quem foi o pai de Zacarias?
Zacarias era filho de Joiada. [II Cr 24:20]
Zacarias era filho de Baraquias. [Mt 23:35]

 Jeoaquim morreu na Babilônia ou perto de Jerusalém?
Ele morreu na Babilônia. [II Cr 36:5-6]
Ele morreu perto de Jerusalém. [Jr 22:18-19]

Quantos descendentes de Ará voltaram da Babilônia?
775 [Ed 2:5]
ou 652 [Ne 7:10]

Quantos descendentes de Paate-Moabe e Jesua-Joabe voltaram da Babilônia? 
2.812 [Ed 2:6]
ou 2.818 [Ne 7:11]

Quantos descendentes de Zatu voltaram da Babilônia?
945 [Ed 2:8]
ou 845 [Ne 7:13]

Quantos descendentes de Bani voltaram da Babilônia?
642 [Ed 2:10]
ou 648 [Ne 7:15]

Quantos descendentes de Bebai voltaram da Babilônia?
623 [Ed 2:11]
ou 628 [Ne 7:16]

Quantos descendentes de Azgade voltaram da Babilônia? 
1.222 [Ed 2:12]
ou 2.322 [Ne 7:17]

Quantos descendentes de Adonicão voltaram da Babilônia?
666 [Ed 2:13]
ou 667 [Ne 7:18]

Quantos descendentes de Bigvai voltaram da Babilônia?
2.056 [Ed 2:14]
ou 2.067 [Ne 7:19]

Quantos descendentes de Adim voltaram da Babilônia?
454 [Ed 2:15]
ou 655 [Ne 7:20]

Quantos descendentes de Besai voltaram da Babilônia?
323 [Ed 2:17]
ou 324 [Ne 7:23]

Quantos descendentes de Belém e Netofa voltaram da Babilônia?
179 [Ed 2:21-22]
ou 188 [Ne 7:26]

Quantos descendentes de Lode, Hadide e Ono voltaram da Babilônia? 
725 [Ed 2:33]
ou 721 [Ne 7:37]

Quantos descendentes de Senaá voltaram da Babilônia?
3.630 [Ed 2:35]
ou 3.930 [Ne 7:38]

Quantos descendentes de Asafe voltaram da Babilônia?
128 [Ed 2:41]
ou 148 [Ne 7:44]

Quantos filhos dos porteiros voltaram da Babilônia? 
139 [Ed 2:42]
ou 138 [Ne 7:45]

Quantos descendentes de Delaías, Tobias e Necoda voltaram da Babilônia?
652 [Ed 2:60]
ou 642 [Ne 7:62]

Quantos cantores voltaram da Babilônia?
200 [Ed 2:65]
ou 245 [Ne 7:67]

Quanto ouro, prata e roupas o povo deu para o templo?
Eles deram 61.000 daricos de ouro, 5.000 arráteis de prata e 100 vestes sacerdotais. [Ed 2:69]
Eles deram 20.000 daricos de ouro, 2.000 arráteis de prata e 67 vestes sacerdotais. [Ne 7:72]

Zacarias era filho ou neto de Ido?
Zacarias era filho de Ido. [Ed 5:1], [Ed 6:14]
Zacarias era neto de Ido. [Zc 1:1]

Quem trouxe o mal para Jó?
Satanás. [Jó 2:7]
Deus. [Jó 42:11]

Deus destrói o íntegro e o mau?
Deus destrói a ambos. [Jó 9:22], [Ec 7:15], [Ez 21:3]
Deus destrói o mau, não o íntegro. [Ez 18:8-9], [Ez 18:19-20], [Ez 33:18-19]

Deus pode ser encontrado através da razão?
Pode-se encontrar a existência e natureza de Deus através da razão. [Rm 1:20]
Não pode-se encontrar a existência e natureza de Deus na razão. [Jó 11:7]

Aqueles que praticam o mal prosperam?
Os que praticam o mal prosperam. [Jó 12:6], [Sl 73:3-7], [Sl 73:12], [Jr 12:1]
Os que praticam o mal ficam desolados. [Sl 34:21]

É bom ser tolo?
É bom ser tolo. [I Co 1:21], [I Co 3:18], [I Co 4:10]
Não é bom ser tolo. [Sl 5:5]

Deus ajuda nas horas de necessidade? 
Deus se esconde daqueles que precisam de sua ajuda. [Sl 10:1], [Sl 22:1-2], [Is 1:15], [Is 45:15], [Ez 20:3], [Os 5:6], [Hc 1:2]
Deus está sempre pronto a ajudar nas horas de necessidade. [Sl 46:1], [Sl 145:18], [Na 1:7]

Toda palavra de Deus é pura?
Toda palavra de Deus é pura. [Sl 12:6], [Sl 119:140], [Pv 30:5]
Às vezes a palavra de Deus é impura. [II Rs 18:27], [Ez 23:20], [Hc 2:16], [Ml 2:3]

É certo chamar alguém de louco?
É certo chamar alguém de louco. [Sl 14:1], [Sl 53:1], [Mt 23:17], [Mt 23:19], [Lc 11:40], [Lc 24:25], [Rm 1:21-22], [I Co 15:36], [Gl 3:1]
Não é certo chamar alguém de louco. [Mt 5:22]

A lei de Deus é perfeita?
Sim. [Sl 18:30]
Não. [Hb 8:6-7]

Deus pode ser encontrado? 
Deus pode ser encontrado por aquele que o procura. [Pv 8:17], [Mt 7:8], [Lc 11:9-10]
Deus não pode ser encontrado por quem o procura. [Sl 18:41], [Pv 1:28], [Lm 3:8], [Lm 3:44], [Am 8:12], [Lc 13:24]

Como devemos tratar nossos inimigos?
Devemos amá-los, ser gentil com eles, e tratá-los bem. [Mt 5:44], [Lc 6:35]
Devemos odiá-los e desejar-lhes mal. [Sl 35:6-8], [Sl 55:15], [Sl 58:6-7], [Sl 69:22-28], [Sl 83:9-10], [Sl 83:15-17], [Sl 109:6-14], [Lm 1:21-22], [Lm 3:64-66], [I Co 16:22]

Riqueza é um sinal de integridade ou de maldade? 
Riqueza é um sinal de integridade. [Sl 37:25], [Sl 112:1-3], [Pv 15:6]
Riqueza é um sinal de maldade. [Lc 6:24], [Tg 5:1]

Deus dorme? 
Deus nunca dorme. [Sl 121:3-4]
Algumas vezes Deus dorme. [Sl 44:23]

Devemos nos alegrar quando nossos inimigos sofrem?
Sim. [Sl 58:10]
Não. [Pv 24:17]

Salvação é só uma questão de fé? 
Salvação é só uma questão de fé. [Mc 16:16], [Jo 3:18], [Jo 3:36], [At 16:30-31], [Rm 1:16-17], [Rm 3:20], [Rm 3:28], [Rm 4:2], [Rm 4:13], [Rm 5:1], [Rm 10:9], [Gl 2:16], [Gl 3:11-12], [Ef 2:8-9], [Tt 3:5]
Salvação não é só uma questão de fé. [Sl 62:12], [Pv 10:16], [Jr 17:10], [Ez 18:27], [Mt 12:37], [Mt 16:27], [Mt 19:17], [Mt 25:41-46], [Lc 10:26-28], [Jo 5:29], [Rm 2:6], [Rm 2:13], [II Co 5:10], [II Co 11:15], [Fp 2:12], [Tg 2:14], [Tg 2:17], [Tg 2:21-25], [I Pe 1:17], [Ap 2:23], [Ap 20:12-13]

Somente Deus é santo?
Somente Deus é santo. [Ap 15:4]
Outros são santos também. [Sl 86:2]

O que acontecerá com o justo? 
O justo florescerá. [Sl 92:12]
O justo perecerá. [Is 57:1]

Somente Deus faz maravilhas?
Somente Deus pode fazer maravilhas. [Sl 136:4]
Satanás pode fazer maravilhas também. [II Ts 2:9]

Onde Deus vive? 
Ele vive em Sião. [Sl 9:11], [Sl 76:2], [Jl 3:17], [Jl 3:21]
Ele vive no céu. [Sl 123:1], [Ec 5:2]

A sabedoria faz as pessoas felizes?
A sabedoria faz pessoas felizes. [Pv 3:13]
A sabedoria faz pessoas miseráveis. [Ec 1:18]

Sabedoria é uma coisa boa? 
Sabedoria é uma coisa boa. [Pv 4:7]
Sabedoria deve ser evitada. [I Co 1:19]

Coisas ruins acontecem às pessoas boas? 
Coisas ruins acontecem às pessoas boas. [Hc 1:4], [1:13], [Hb 12:6]
Coisas ruins não acontecem à pessoas boas. [Pv 12:21], [Pv 19:23], [I Pe 3:13]

Nós deveríamos acreditar em tudo? 
Nós deveríamos acreditar em tudo. [I Co 13:7]
Nós só deveríamos acreditar quando há evidências concretas. [Pv 14:15], [I Ts 5:21]

Deus quer que todos vão para o céu?
Deus quer que todos vão para o céu. [I Tm 2:3-4], [II Pe 3:9]
Deus quer que alguns vão para o inferno. [Pv 16:4], [Jo 12:40], [Rm 9:18], [II Ts 2:11-12]

Se Deus gostar de você, todo o mundo gostará também?
Se Deus gostar de você, até seis inimigos gostarão. [Pv 16:7]
Se você for fiel a Deus, você será perseguido. [II Tm 3:12]

É bom estar contente? 
É bom estar contente. [Pv 17:22], [Ec 8:15]
Felicidade deverá ser evitada. [Ec 7:3-4], [Lc 6:25]

Devemos responder a um tolo?
Devemos responder a um tolo. [Pv 26:5]
Não devemos responder a um tolo. [Pv 26:4]

Dinheiro é bom ou ruim?
Dinheiro é a resposta a todos os nossos problemas. [Ec 10:19]
Dinheiro é a origem de todo o mal. [I Tm 6:10]

Todos verão a majestade de Deus? 
Todos verão a majestade de Deus. [Is 40:5]
Nem todos verão a majestade de Deus. [Is 26:10]

Deus fica furioso? 
Deus nunca fica furioso. [Is 27:4]
Deus as vezes fica furioso. [Is 34:2], [Jr 21:5], [Jr 30:23], [Mq 5:15], [Na 1:2], [Zc 8:2]

Nós devemos procurar sinais nos céus? 
Sim. [Lc 21:11]
Não. [Jr 10:2]

Quando Nabucodonosor veio a Jerusalém? 
No terceiro ano do reinado de Jeoaquim. [Dn 1:1]
Somente depois do quarto ano. [Jr 25:1]

Aqueles que chamam o nome do Senhor serão ouvidos?
Todos aqueles que chamam o nome do Senhor serão ouvidos. [Jl 2:32], [At 2:21], [Rm 10:13]
Nem todos os que chamam o nome do Senhor serão ouvidos. [Jr 14:12], [Ez 8:18], [Mq 3:4], [Mt 7:21]

Efraim retornou ao Egito? 
Efraim retornou ao Egito. [Os 8:11-13], [Os 9:3]
Efraim não retornou ao Egito. [Os 11:3-5]

Jonas foi engolido por um peixe ou uma baleia?
Jonas foi engolido por um peixe. [Jn 1:17]
Jonas foi engolido por uma baleia. [Mt 12:40]

Genealogia de Jesus (Mateus x Lucas)
- desde Davi. Davi, Salomão, Roboão, Abias, Asa, Josafá, Jorão, Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias, Manassés, Amom, Josias, Jeconias, Salatiel, Zorobabel, Abiúde, Eliaquim, Azor, Sadoque, Aquim, Eliúde, Eleazar, Matã, Jacó, José, Jesus. [Mt 1:6-16]
- Davi, Natã, Matatá, Mená, Meleá, Eliaquim, Jonã, José, Judá, Simeão, Levi, Matate, Jorim, Eliézer, Josué, Er, Elmadã, Cosã, Adi, Melqui, Neri, Salatiel, Zorobabel, Resa, Joanã, Jodá, José, Semei, Matatias, Maate, Nagai, Esli, Naum, Amós, Matatias, José, Janai, Melqui, Levi, Matate, Eli, José, Jesus. [Lc 3:23-31]

Quem era o pai de José? 
Jacó. [Mt 1:16]
Eli. [Lc 3:23]

José era o pai de Jesus?
José era o pai de Jesus. [At 2:30], [At 13:23], [Rm 1:3], [II Tm 2:8], [Hb 2:16], [Ap 22:16]
José não era o pai de Jesus. [Mt 1:18], [Mt 22:45], [Mc 12:35-37], [Lc 1:31-35]

Jesus, Maria e José foram para o Egito ou para Nazaré?
Eles foram para o Egito depois do nascimento de Jesus. [Mt 2:14]
Eles foram para Nazaré depois do nascimento de Jesus. [Lc 2:39]

A quem Deus se dirigiu no batismo de Jesus?
Deus se dirigiu a Jesus diretamente. [Mc 1:11], [Lc 3:22]
Deus se dirigiu à aqueles que testemunharam o batismo de Jesus. [Mt 3:17]

Devemos servir somente a Deus?
Somente a Deus. [Mt 4:10], [Mt 23:10]
A outros homens também. [Ef 6:5], [Cl 3:18], [Cl 3:20], [Cl 3:22], [I Tm 6:1], [Tt 2:9], [I Pe 2:18]

 Devemos mostrar aos outros nossas boas ações?
Sim, devemos mostrar. [Mt 5:16], [I Pe 2:12]
Não devemos mostrar. [Mt 6:1], [Mt 23:3], [Mt 23:5]

Os cristãos devem orar em público?
Os cristãos não devem orar em público. [Mt 6:5-6]
Os cristãos devem orar em público. [I Tm 2:8]

Os cristãos sabem rezar?
Sim, Jesus disse como fazê-lo. [Mt 6:9-13]
Não, eles não sabem rezar. [Rm 8:26]

Os cristãos devem se interessar por coisas materiais?
Não, eles não devem. [Mt 6:31], [Mt 6:34]
Sim, eles devem. [I Tm 5:8]

O centurião pediu a Jesus para ajudar seu criado?
Sim, ele lhe pediu diretamente. [Mt 8:5-9]
Não, ele mandou outros pedirem. [Lc 7:1-7]

O que acontecerá aos judeus quando eles morrem?
Eles irão para inferno. [Mt 8:12]
Eles serão salvos. [Rm 11:26]

Quantos homens foram possuídos por demônios?
Somente um homem foi possuído por demônios. [Mc 5:1-2], [Lc 8:26-27]
Dois homens foram possuídos por demônios. [Mt 8:28]

A filha de Jairo estava viva quando Jesus chegou? 
Ela já estava morta quando Jesus chegou. [Mt 9:18]
Ela ainda estava viva quando Jesus chegou. [Mc 5:22-23], [Lc 8:41-42]

 Jesus disse para seus apóstolos andarem descalços? 
Ele lhes disse para andarem descalços. [Mt 10:10], [Lc 9:3]
Ele lhes disse para usarem sandálias. [Mc 6:8-9]

Quando o fim do mundo virá?
Antes de o evangelho ser pregado a todas as cidades de Israel. [Mt 10:23]
Depois que o evangelho for pregado a todas as nações da terra. [Mt 24:14]

Jesus veio trazer a paz? 
Sim, ele veio trazer a paz. [Lc 2:14], [Jo 14:27], [At 10:36]
Não, ele não veio trazer a paz. [Mt 10:34], [Lc 12:51], [Lc 22:36]

João Batista era Elias? 
Sim, ele era Elias. [Mt 11:13-14], [Mt 17:12-13], [Mc 9:13]
Não, ele não era Elias. [Jo 1:21]

Há pecado imperdoável? 
Sim, há pecado imperdoável. [Mt 12:31-32], [Mc 3:29], [Lc 12:10]
Não, não há nenhum pecado imperdoável. [At 13:39]

Como as pessoas são julgadas por Deus?
Pelas suas palavras e ações. [Mt 12:37], [Lc 10:26-28], [Jo 5:29]
Pelas suas convicções (e nascendo novamente). [Mc 16:16], [Jo 3:3], [Jo 3:18], [Jo 3:36]

Quando a transfiguração aconteceu? 
Seis dias depois que Jesus predissesse a sua morte. [Mt 16:28 - 17:2], [Mc 9:1-2]
Oito dias depois que Jesus predissesse a sua morte. [Lc 9:27-28]

É uma boa coisa ser infantil? 
Sim, é bom ser infantil. [Mt 18:3], [Mt 19:14], [Mc 10:15], [Lc 18:17]
Não, não é bom ser infantil. [I Co 13:11], [14:20], [Ef 4:14]

Jesus preveniu os apóstolos de sua morte e ressurreição? 
Sim, ele preveniu. [Mt 20:18-19], [Mc 8:31], [Mc 10:33-34], [Mc 14:28], [Lc 18:31-33]
Não, ele não preveniu. [Jo 20:9]

Quanto poder Jesus teve?
Algumas coisas Jesus não tinha poder para fazer. [Mt 20:23], [Mc 6:5]
Jesus é todo-poderoso. [Mt 28:18]

Quantos cegos foram curados perto de Jericó?
Dois. [Mt 20:30]
Somente um. [Mc 10:46], [Lc 18:35]

Jesus montou em que em Jerusalém?
Em uma jumenta e um jumentinho. [Mt 21:5-7]
Em um jumentinho. [Mc 11:7], [Lc 19:35], [Jo 12:14]

Quando Jesus amaldiçoou a figueira?
Antes de expulsar os comerciantes do templo. [Mc 11:12-17]
Depois de expulsar os comerciantes do templo. [Mt 21:12], [Mt 21:17-19]

Quando a figueira amaldiçoada morreu?
Morreu imediatamente. [Mt 21:19-20]
Ela não morreu até a manhã seguinte. [Mc 11:13-14], [Mc 20-21]

A segunda vinda de Jesus será visível a todos? 
Sim. [Mt 24:30], [Mc 13:26], [Lc 21:27], [Ap 1:7]
Não. [Jo 14:19]

Jesus sabe de tudo? 
Sim, ele sabe. [Jo 16:30], [Jo 21:17], [Cl 2:2-3]
Não, ele não sabe. [Mt 24:36], [Mc 13:32]

Jesus disse que ele sempre estaria com os seus discípulos?
Sim. [Mt 28:20]
Não. [Mt 26:11], [Mc 14:7], [Jo 12:8]

Jesus disse: "antes que o galo cante" ou "antes que o galo cante duas vezes"?
Antes que o galo cante. [Mt 26:34], [Lc 22:34], [Jo 13:38]
Antes que o galo cante duas vezes. [Mc 14:30]

O galo cantou antes ou depois da negação de Pedro?
Pedro negou Jesus três vezes antes de o galo cantar. [Mt 26:70], [Mt 26:72], [Mt 26:74], [Lc 22:57-60], [Jo 18:17], [Jo 18:25-27]
O galo cantou depois da primeira negação de Pedro. [Mc 14:67-72]

Como Jesus respondeu quando questionado pelo sumo sacerdote?
Ele não respondeu diretamente. [Mt 26:63-64]
Ele respondeu diretamente dizendo, Eu o sou. [Mc 14:62]

A quem Jesus fez o primeiro aparecimento após a sua ressurreição? 
Maria Madalena e outra Maria. [Mt 28:1], [Mt 28:9]
Maria Madalena. [Mc 16:9], [Jo 20:11-14]
Cleopas e um outro. [Lc 24:13-31]
Cefas. [I Co 15:4-5]

Para quem Pedro negou conhecer Jesus?
Uma criada, outra criada, e então uma multidão das pessoas. [Mt 26:69-73]
Uma criada do sumo sacerdote, a mesma criada novamente, e então uma multidão das pessoas. [Mc 14:66-71]
Uma criada, um homem, e então outro homem. [Lc 22:54-60]
Uma porteira, várias pessoas anônimas, um dos criados do sumo sacerdote. [Jo 18:15-17], [Jo 25-27]

Como Judas morreu?
Ele se enforcou. [Mt 27:5]
Ele caiu e morreu. [At 1:18]

Jesus ficou calado durante o julgamento diante de Pilatos?
Ele ficou calado. [Mt 27:12-14]
Ele respondeu todas perguntas. [Jo 18:33-38]

Qual era a cor do manto de Jesus?
Escarlate. [Mt 27:28]
Púrpura. [Mc 15:17], [Jo 19:2]

Quem levou a cruz de Jesus?
Jesus levou a própria cruz. [Jo 19:17]
Simão, o Cirineu levou a cruz de Jesus. [Mt 27:32], [Mc 15:21], [Lc 23:26]

O que os soldados deram para Jesus beber? 
Vinagre e fel. [Mt 27:34]
Vinho e mirra. [Mc 15:23]
Vinagre e hissopo. [Jo 19:29]

O que dizia a placa acima da cabeça de Jesus? 
ESTE É JESUS, O REI DOS JUDEUS. [Mt 27:37]
O REI DOS JUDEUS. [Mc 15:26]
ESTE É O REI DOS JUDEUS. [Lc 23:38]
JESUS NAZARENO, REI DOS JUDEUS. [Jo 19:19]

Ambos os ladrões insultaram Jesus?
Ambos os ladrões insultaram Jesus. [Mt 27:44], [Mc 15:32]
Só um ladrão insultou Jesus. [Lc 23:39-42]

Quais foram as últimas palavras de Jesus? 
Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? [Mt 27:46]
Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. [Lc 23:46]
Está consumado. [Jo 19:30]

Do que o centurião chamou Jesus quando ele morreu?
O Filho de Deus. [Mt 27:54], [Mc 15:39]
Um homem justo. [Lc 23:47]

De onde as mulheres assistiram a crucificação?
Elas estavam de pé ao longe. [Mt 27:55], [Mc 15:40], [Lc 23:49]
Elas estavam próximas a cruz. [Jo 19:25]

Quando as mulheres (ou mulher) chegaram ao sepulcro?
Enquanto ainda era escuro. [Jo 20:1]
Ao amanhecer. [Mt 28:1], [Mc 16:1-2]

Quantas mulheres chegaram ao sepulcro?
Uma. [Jo 20:1]
Duas. [Mt 28:1]
Três. [Mc 16:1]
Cinco ou mais. [Lc 24:1], [Lc 24:10]

Quem as mulheres viram na tumba?
Um anjo. [Mt 28:2]
Um homem jovem. [Mc 16:5]
Dois homens. [Lc 24:4]
Dois anjos. [Jo 20:12]

A tumba estava aberta ou fechada quando as mulheres chegaram?
A tumba estava aberta. [Lc 24:2]
A tumba estava fechada. [Mt 28:2]

Os homens ou anjos estavam dentro ou fora da tumba quando as mulheres chegaram?
Fora. [Mt 28:2]
Dentro. [Mc 16:5], [Lc 24:3-4], [Jo 20:11-12]

As mulheres falaram imediatamente para os discípulos? 
Elas correram para falar aos discípulos imediatamente. [Mt 28:8], [Lc 24:8-9]
Elas não contaram para ninguém porque ficaram com medo. [Mc 16:8]

Maria Madalena reconheceu Jesus quando ele apareceu a ela?
Ela reconheceu Jesus quando ele apareceu a ela. [Mt 28:9]
Ela não reconheceu Jesus quando ele apareceu a ela. [Jo 20:14]
Jesus não apareceu a ela; ela teve uma visão onde anjos lhe falaram que ele estava vivo. [Lc 24:23]

Jesus foi tocado antes da sua ascensão?
Jesus não deixou as pessoas o tocarem antes da sua ascensão. [Jo 20:17]
Jesus permitiu as pessoas o tocarem antes da sua ascensão. [Mt 28:9], [Lc 24:39], [Jo 20:26-27]

Onde Jesus disse para os discípulos buscarem-no depois da sua ressurreição?
Ele lhes disse que fossem para a Galiléia. [Mt 28:10], [Mc 16:7]
Ele lhes disse que permanecessem em Jerusalém. [Lc 24:49], [At 1:4]

Jesus apareceu para dez, onze ou os doze discípulos? 
Dez. [Jo 20:19-24]
Onze. [Mt 28:16], [Mc 16:14], [Lc 24:33], [Lc 24:36]
Doze. [I Co 15:5]

O que Jesus fez depois do seu batismo?
Ele foi para o deserto e foi tentado pelo diabo durante 40 dias. [Mc 1:12-13]
Ele chamou seus discípulos e assistiu um casamento em Caná. [Jo 1:35], [Jo 1:43], [Jo 2:1]

O que veio primeiro: o chamado de Pedro e André ou a prisão de João Batista?
A prisão de João Batista. [Mc 1:14-17]
O chamado de Pedro e André. [Jo 1:40-42], [Jo 3:22-24]

Jesus disse, "Derrubai este templo, e em três dias o levantarei"? 
Sim, ele disse. [Jo 2:19]
Não, ele não disse. [Mc 14:57-58]

Quando Jesus foi crucificado? 
Ele foi crucificado na terceira hora. [Mc 15:25]
Ele foi crucificado depois da sexta hora. [Jo 19:14-16]

Os samaritanos receberam Jesus?
Não, eles não receberam Jesus. [Lc 9:52-53]
Sim, eles receberam Jesus. [Jo 4:39-40]

Devemos amar ou odiar nosso irmão?
Amar nosso irmão. [I Jo 3:15], [I Jo 4:20-21]
Odiar nosso irmão. [Lc 14:26]

Quando Satanás entrou em Judas?
Satanás entrou em Judas antes da última ceia. [Lc 22:3]
Satanás entrou em Judas depois da última ceia. [Jo 13:27]

Os discípulos ficaram amedrontados ou se alegraram quando viram Jesus?
Os discípulos ficaram amedrontados quando viram Jesus. [Lc 24:37]
Os discípulos se alegraram quando viram Jesus. [Jo 20:20]

Jesus ascendeu de Betânia ou do Monte das Oliveiras? 
Jesus ascendeu de Betânia. [Lc 24:50-51]
Jesus ascendeu do Monte das Oliveiras. [At 1:9-12]

Jesus é Deus? 
Jesus é Deus. [Jo 1:1], [Jo 1:14], [Jo 8:58], [Jo 10:30], [Jo 10:38], [Jo 20:28], [Cl 2:8-9], [Tt 2:13, [Hb 1:8], [Ap 1:17], [Ap 22:13]
Jesus não é Deus. [Jo 8:40], [Jo 14:28], [At 17:31], [I Co 11:3], [Cl 3:1], [I Tm 2:5]

Quem trouxe Jesus dos mortos? 
Ele próprio. [Jo 2:19-21]
Deus o trouxe. [At 2:32], [Gl 1:1], [Cl 2:12]

Jesus batizou alguém?
Sim. [Jo 3:22]
Não. [Jo 4:2]

Jesus julgará as pessoas?
Jesus julgará todos. [Jo 5:22], [Jo 5:27], [II Co 5:10]
Jesus não julgará ninguém. [Jo 8:15], [Jo 12:47]

Se Jesus testifica a ele próprio, o testemunho dele é verdadeiro?
Não. [Jo 5:31]
Sim. [Jo 8:14]

É possível perder a graça de Deus?
Sim, é possível perder a graça de Deus. [Hb 6:4-6], [II Pe 2:20-21]
Não, não é possível perder a graça de Deus. [Jo 10:28], [Rm 8:38-39]

Quem enviou o Espírito Santo?
Jesus enviou o Espírito Santo. [Jo 15:26]
O pai de Jesus enviou o Espírito Santo. [Jo 14:26]

Jesus contou tudo aos seus discípulos?
Jesus contou tudo aos seus discípulos. [Jo 15:15]
Algumas coisas Jesus não contou a eles. [Jo 16:12]

Pedro perguntou a Jesus onde ele ia?
Sim. [Jo 13:36]
Não. [Jo 16:5]

Quantos crentes haviam na hora da ascensão? 
Haviam quase 120 crentes já depois da ascensão. [At 1:15]
Haviam mais de 500 crentes antes da ascensão. [I Co 15:6]

Devemos obedecer as leis dos homens ou a lei divina? 
Devemos obedecer a lei de Deus em lugar das dos homens. [At 5:29]
Devemos obedecer as leis dos homens. [Rm 13:1-2], [I Pe 2:13]

Os homens que estavam com Paulo ouviram a voz?
Sim, eles ouviram a voz. [At 9:7]
Não, eles não ouviram a voz. [At 22:9]

Mulheres podem ser líderes da igreja?
Sim, elas podem. [At 18:26], [Rm 16:1]
Não, elas não podem. [I Co 14:34-35], [I Tm 2:11-12]

Abraão foi justificado pela fé ou por obras?
Ele foi justificado pela fé. [Rm 4:2]
Ele foi justificado pelas obras. [Tg 2:21]

É correto amaldiçoar alguém?
Não amaldiçoe ninguém. [Rm 12:14]
É correto amaldiçoar algumas pessoas. [I Co 16:22]

Devemos ajudar os outros?
Sim. [Rm 15:2], [I Co 10:33]
Não. [Gl 1:10]

Toda a Escritura é inspirada por Deus?
Sim. [II Tm 3:16]
Não. [I Co 7:12], [7:25]

Paulo viu Jesus no caminho para Damasco?
Sim. [I Co 9:1]
Não. [At 9:8]

Paulo foi malicioso?
Sim, ele foi malicioso. [II Co 12:16]
Não, ele não tinha malícia. [I Te 2:3]

Raabe, a meretriz, foi salva pela fé ou por obras?
Ela foi salva pela fé. [Hb 11:31]
Ela foi salva através de obras. [Tg 2:25]

O diabo está preso ou livre para vagar? 
O diabo está preso. [II Pe 2:4], [Jd 1:6]
O diabo está livre para vagar por aí... [I Pe 5:8]

31 comentários:

Carol Laltuf disse...

A maioria das 'contradições' ai não são contradições, só pegar pra ler o texto TODO que vai perceber..

Carol Laltuf disse...

Desculpa, mas chega a ser ridícula essa postagem. Uma vez a pessoa pegando examinando vai perceber as tolices ditas aqui. Tem coisas que nem contradições são, são apenas seu português mal lido que fez enxergar isso.

Rodrigo Antônio disse...

Querida, é precisamente lendo o 'texto todo' que estas contradições foram selecionadas, dentre várias outras que ainda haveria a citar. Se você, lendo o 'texto todo', não conseguiu ver a contradição, isso só demonstra que, ou você está mentindo e não leu porcaria nenhuma, ou sua ignorância em interpretação textual é muito grande... Aliás, na realidade não nos surpreende nenhum pouco que seja difícil chegarmos a qualquer acordo sobre a interpretação da bíblia: ela é, de fato, um livro de tão péssima categoria, tão mal escrito, um verdadeiro lixo literário, que quase todas as interpretações lhe são possíveis... Isso só nos convence mais ainda de que DEUS não está por trás dessa imundície chamada "bíblia". E, mesmo que não houvesse mais do que um só erro nela, isso já bastaria para mostrar que ela não é a "Palavra de Deus" coisa nenhuma, porque Deus não pode errar... Ora, a bíblia contém não apenas contradições textuais, mas verdadeiros e graves erros teológicos, filosóficos, sociais, históricos e científicos. Em suma, a bíblia vale menos do que um monte de excrementos, e o único uso útil que podemos dar a ela é jogá-la no lixo... Para a maior glória de DEUS!!!

Wlisses lucena disse...

Como Deus é misericordioso!... não sei como um lixo como a Bíblia tem superado tamanhas afrontas, perseguições e se mantém no topo da lista dos livros mais lidos e vendidos do munto. Quantos não tentaram extinguir-la, mas ela por sua vez, sem fazer nenhum esforço permanece intacta e sendo procurada incessantemente até por quem não se interessa em leitura. Nem o "livro mais perfeito do mundo" conseguiria se manter de pé por mais de três milênios em meio à tanta resistência humana. O mais provável é que o homem não consegue entender nem a complexidade de si próprio, quanto mais querer questionar aquilo que pertence ao único que merece nossa perfeita confiança. "DEUS", QUE ATRAVÉS DE JESUS PODE SALVAR A MINHA E A SUA ALMA.

Rodrigo Antônio disse...

Caro Wlisses, o fato de a bíblia ser infelizmente muito popular NÃO PROVA ABSOLUTAMENTE NADA NO QUE DIZ RESPEITO À SUA VERACIDADE; prova apenas que muitas pessoas têm mau gosto e burrice de sobra.
Há livros mais antigos do que a bíblia, e isso não prova que o escrito neles é verdade.
Uma mentira, por mais antiga e popularizada que seja, ainda é, e sempre será, uma mentira...
Maldita seja a bíblia, para sempre! Amém...

Hariff Salgado disse...

O Espírito de Deus está em nós.
Não me entenda mal.
Se a bíblia não fosse escrita por Deus as profecias, "que já ocorreram" estariam erradas, porém seus livros de antropologia

concordam com o fato de babilônia ser dominada por persas, persas pela Grécia. Quando Deus avisa a Daniel, Daniel estava

vivendo parte dos fatos, mas antes Deus já falava com Isaías a respeito dos fatos. Mas essa conclusão não posso estar

completamente certo que posso te convencer, pois és um profundo conhecedor da bíblia, e talvez você me explique a

contradição existente nessa lenda, pois no final do livro de Daniel encontra-se uma ordem para selar o LIVRO pois iriam

passar muitos anos e ele seria estudado novamente. E aliais quando vc for jogar sua bíblia no lixo, junto jogue fora toda a

cultura da nação ocidental pois há uma pequena origem bíblica.
Por favor me desculpe pelos erros ortográficos, e se houve algo que falei te ofendei. se isso fiz, não foi do meu intuito.

Obs percebi que Você acredita em Deus, antes de dormir fale com ele e peça a Ele mais Fé.

Hariff Salgado
Matemática

Rodrigo Antônio disse...

Olá Hariff!
As pseudo-profecias "acertadas" pela bíblia explicam-se pelo acaso e pela manipulação dos dados: claro que um texto fraudado depois do fato ocorrido poderia muito bem se fazer passar como tendo previsto-o antes...

E mesmo que houvesse reais profecias na bíblia, o fato de isso se originar em Deus ainda precisaria ser provado: afinal, poderiam ser outros espíritos falando daquilo que eles mesmos planejavam fazer...

Além disso, bastaria uma profecia falsa para mostrar que não é um Deus infalível que ali está agindo... Ora, a bíblia apresenta tais falsidades. Logo ela NÃO á a palavra de Deus.

E a cultura ocidental de fato foi e é influenciada por muito lixo mesmo. Lamentavelmente.

Bem, somos deístas, sim, mas não "cremos" em Deus - é apenas raciocínio. E o Deus deísta não requere orações nem culto algum. Não mantemos nenhuma "relação" com ele.

Tudo de bom para você!

Hariff Salgado disse...

Bom, muito bom. E você acredita em Cristo? duas das ultimas palavras dele foram: está consumado. tudo aquilo que a bíblia havia dito ao seu respeito tinha se cumprido. Inclusive as 70 semanas, profecia que um anjo diz para Daniel,que estariam relacionadas com a chegada e o sacrifício do cordeiro, a respeito o próprio anjo fala que cada dia dessa semana seria um ano e que na última semana o cordeiro seria ungido e imolado.
Outra coisa, Salomão que foi um rei sábio, ele falou o seguinte:
" Bem-aventurado o homem que me dá ouvidos, velando às minhas portas cada dia, esperando às ombreiras da minha entrada.
Porque o que me achar, achará a vida, e alcançará o favor do SENHOR."

Nesse momento ele se refere a sabedoria, entenda que isso é uma forma de raciocínio, nós que acreditamos em Deus também temos raciocínio, porém há momentos em que a lógica falha, a ciência falha, o amor esfria, a dor aparece, mas em quanto tivermos fé temos Deus no coração, e sabemos que não importa o quão distante tenhamos ido, ele esta próximo esperando que chamemos por Ele, isso é uma lógica para nós irrefutável. Esse chamado você também faz, pode ser uma oração ou uma conversa, ou quando as coisas dão errado.
E por fim, Deus é o criador do universo,isso você não discorda, você acha que ele criou as coisa com amor? Ou Ele estava sem nada para fazer e achou por bem arquitetar o universo?
alias, Feliz dia dos pais!

Rodrigo Antônio disse...

Não, Hariff, nós não cremos no embusteiro e farsante de Nazaré.

As pretensas "profecias" do Antigo Testamento cujo sentido os cristãos forçam ao aplicar ao seu falso messias não provam de modo algum que ele seja uma "divindade" encarnada. Indicam apenas que os cristãos talvez tenham tido malícia suficiente para inventar boas mentiras que favorecessem - ao menos aos olhos dos incautos - de algum modo o seu vagabundo de Nazaré.

A vida real do Jesus histórico nos escapa por completo em seus pormenores, visto que, não tendo uma "máquina do tempo", não podemos diferenciar os fatos reais daquilo que a mitologia cristã inventou sobre ele. Mesmo que se se quisesse aceitar como "divinas" as besteiras pseudo-proféticas do Antigo Testamento (não há motivo nenhum para isso no entanto), não teríamos como comprovar se elas realmente se cumpriram em Jesus, ou se os cristãos inventaram coisas sobre Jesus que fizessem parecer que nele se cumpriam profecias... Tudo se perde aqui no campo da lenda, da fábula, da mitologia, da mentira supersticiosa chamada 'cristianismo'.

E quanto à segunda parte de sua colocação, caro Hariff, só temos a dizer que o que você chamou de "raciocínio" nada mais é do que um mero sentimentalismo sem espírito crítico e, por isso mesmo, facilmente enganável...

Bem, desejamos-lhe que a luz da Razão tabém para você brilhe o mais logo possível!
Até mais!

Rodrigo Antônio disse...

Ah, e sobre sua pergunta a respeito da "criação" do universo: nós não sabemos como ela se deu, mas não necessariamente precisa ter envolvido alguma ação voluntária e consciente da parte de Deus. Talvez ele nem saiba, pois, que o universo existe. Nós não sabemos NADA sobre Deus, e nem temos como sabê-lo em termos de "certeza". Podemos pensar em hipóteses sobre ele, mas talvez nunca tenhamos como confirmar nenhuma delas. É tolice dizer, pois, que Deus fez isso ou aquilo, quer isso ou aquilo, etc.; nós não sabemos nada sobre ele - e, por isso mesmo, não se justifica nenhum tipo de "culto" ou pretenso "relacionamento" com ele.
E isso é tudo.

Hariff Salgado disse...

Então é assim, você lê algo que Voltaire disse, se baseia em falta de provas, conclui que não podemos saber nada de Deus, Cristo para você é uma farsa, o cristianismo é uma manipulação, quem acredita nisso é ignorante, abre um blog, exprime sua ideia, e não considera outras; afinal você termina seu paragrafo em "E isso é tudo.". Você tem cara de estar completamente certo, viva de acordo com seus conceitos, de acordo com o que Voltaire falou sobre Deus, pois para você, ele sabe mais sobre Deus, d'que o Próprio Deus. Essa é a "luz" da qual mencionas?
Rodrigo, você já parou para pensar fora da caverna do Deísmo? ponderou no teu raciocínio que podes estar errado e esta perdendo algo na tua vida da dimensão de Deus?
Não estou falando para aceitar minha ideia sobre Deus, tampouco ler a bíblia, apenas repensar um pouco mais sobre o seu ponto de vista!

obs. desculpa pelos erros ortográficos gritantes onde lemos "as coisa com amor?" leia-se "as COISAS com amor?"

Rodrigo Antônio disse...

Hariff, não precisa chover no molhado: eu lhe garanto, e lhe afirmo isso com juramento, que tenho intenso e constante contato diariamente com materiais de apologética e teologia cristã, além de materiais de outras religiões também. Se estou extremamente convicto de que não devo crer na pretensa "revelação" cristã é porque tenho estudado a mais não poder a questão, e sob os mais diversos pontos de vista. Se eu estiver errado, é apenas a Razão que poderia me mostrar isso.

Não, Voltaire não é nenhuma espécie de "autoridade" para mim. É apenas uma dentre muitas fontes de inspiração - nada mais que isso. É a RAZÃO que me leva a defender X e a criticar Y. Fora da Razão não existe verdade!

Hariff Salgado disse...

Então Rodrigo não tenho o que argumentar pois você se diz auto suficiente pois tem razão e vejo que por seus contatos diários com ensino evoluíste tanto ao ponto de criticar a concepção de outras pessoas, vejo também que tens muita convicção no que falas. desculpe por qualquer coisa, fique com sua razão e seu universo. Eu estou indo.
só me responde mais uma coisa? é uma questão de lógica: em um espaço de N elementos você terá os elementos a1,a2,a3,...,an-1,an,an+1
onde os elementos são lógicos independentes, (isto é aceitam apenas v ou f 'verdadeiro ou falso', mas a escolha feita anteriormente não altera na seguinte) , os elementos em algum momento formam
f,f,f,...,f,f,an+1. O elemento an+1 será falso ou verdadeiro?

Rodrigo Antônio disse...

Não vou me prestar à sua patética fuga da questão. Não é com esses subterfúgios de mau argumentador que você irá me convencer da veracidade do cristianismo: este por uma lado não apresenta provas válidas, e por outro é manchado por grandes e numerosos indícios de corrupção doutrinal e prática. Ser cristão, pois, é uma burrice - mesmo quando se tenta camuflar esta fugindo tolamente do X da questão...

Hariff Salgado disse...

Epa!!! acredite não estou tentando fugir do assunto tampouco comprovar as veracidades do cristianismo pois isso eu não posso fazer,afinal não sou profeta, e sou igual a ti, e não sou Deus Ele é quem me defende e não posso defender Ele da mesma forma, o que posso fazer é deixar sua LUZ, A VERDADEIRA LUZ, brilhar em mim e vc vê. Mas se você não respondeu o X da questão eu te digo, o próximo termo não pode ser provado se verdadeiro se falso mas podemos apenas estipular que ele existe. O que acredito que percebestes isso, mas não podes confirmar pois essa é uma contradição da sua razão. Afinal dizes que os erros são tantos e todas as denominações te levam a crer que não existe uma verdadeira. Eu não posso provar que o cristianismo esta certo mas te provei que você está errado, mas deixa, aproveita tua racionalidade e fazes uma coisa que achas que é fútil, conversa com Deus hoje! você pode chegar a conclusão que podemos ser obra do acaso e Deus nem saber que existimos. Mas também existe a possibilidade de Deus nos amar e ele está aí perto de você! mas isso é claro se tiveres a coragem de fazer isso em segredo. Alias você me ofende, quando ofende minhas ideias, e procuras ridicularizar os outros visitantes de seu blog, sabe porque não te ofendo em retribuição? é que para mim! aquele que você diz usurpador. eu digo salvador que morreu em uma cruz para pagar o pecado originado no éden. e ele deu a vida por você também, e espera que você o aceite, ainda que você não o aceite seu preço já esta pago. esse preço eu não posso desvalorizar.
QUE A GRAÇA DE DEUS ESTEJA EM TI. Rodrigo Fica com Deus

Rodrigo Antônio disse...

Hariff, pobre irmão cegado pelas superstições do cristianismo: INEXISTE qualquer contradição na Razão por esta se deparar com determinados enigmas matemáticos ou desafios lógicos: isso só prova que a Ciência ainda tem um grande caminho a percorrer (a Ciência, veja bem, não a superstição, pois esta só faz o conhecimento estacionar ou obscurecer-se...).

Sim, existe a possibilidade de Deus ser "amor", bem como existem inúmeras outras possibilidades mas nós não temos nenhum meio de comprovar nenhuma delas, pelo que o imbecil cristianismo, ao fazer afirmações categóricas sobre a desconhecida natureza de Deus, está simplesmente mentindo, pois afirma o que não sabe, nem ninguém tem como saber.

Malditas sejam as MENTIRAS do cristianismo, bem como as MENTIRAS de todas as demais religiões.
Viva a Razão, que nos livra das mentiras e nos ensina a viver!

Passar bem.

Hariff Salgado disse...

Olá Rodrigo sentiu minha falta, Jesus Cristo o salvador da humanidade te ama!!!!

Escuta uma novidade, quando você não entende a bíblia você a desmerece, mas quando falamos de Razão, você me diz que a ciência tem um longo caminho a percorrer.

Poxa queria que você pode-se me mostrar se existe razão no cristianismo, religião, bíblia, mas acredito que sua visão enorme sobre as coisas da vida, e sua RAZÃO seja demais para Mim, e me explicar como os termos que você diz ser contraditório eu conheço a maioria deles, e não vejo contradição, mas você Afirma e conclui que não exista uma religião verdadeira, deve ser porque você conhece as 10000 religiões do mundo
e sabe o que esta falando, Esqueci de lhe perguntar quantos Idiomas você fala? porque muitos desses materiais não chegaram sequer no nosso continente, mas Deixa você é o grande olho que tudo sabe e tudo Vê.

Para com isso, você esta se contrariando, mostrar-se muito inteligente, "coisa que percebi você é", a Razão não tem vinculo com a prepotência. quando eu lhe digo que os fatos da bíblia tem lógica é porque amo a Cristo e, entendo pelo menos uma pequena parte dos planos dele para humanidade. Isso eu chamo de amor mas pode ser razão.

Rodrigo, O espírito de Deus habita em você.

inté daqui apouco mais

Rodrigo Antônio disse...

Não é necessário conhecer em particular todas as milhares de religiões que, infelizmente, infectam nosso mundo, para saber que todas elas devem ser rejeitadas. Basta analisar um princípio genérico aplicável a toda e qualquer religião que se pretenda "divinamente revelada". E isso se faz, resumidamente, assim:

- As únicas provas sérias que uma religião pode apresentar em defesa de sua pretensa "revelação divina" seriam milagres e profecias. Todavia, mesmo quando estes fenômenos fossem comprovadamente reais (e não fraudes ou lendas) ainda seria comprovar, em termos de certeza, que a origem deles é Deus, e não algum outro eventual espírito que estivesse querendo enganar os homens com uma "revelação" falsamente divina. Ora, tal comprovação absolutamente certa da origem divina dos milagres é, na prática, impossível. Logo nenhuma religião pode provar a veracidade de sua pretensa "revelação divina" e, portanto, nenhuma dessas religiões é digna de crédito em suas afirmações de possuir a "palavra de Deus".

Não é preciso ser nenhum "olho que tudo vê" para se chegar a essa conclusão. Basta ser efetivamente racional na análise do caso.

Hariff Salgado disse...

você acredita que exista espíritos opositores a Deus? ou falou da boca para fora? ou não era esse sentido?

Rodrigo Antônio disse...

Eu não "acredito" [religiosamente] em nada. Apenas raciocino e assim entrevejo possibilidades e encadeamentos de consequências. Ora, a Razão nos diz ser perfeitamente possível que existam seres não-feitos de matéria (tradicionalmente chamados "espíritos"). É, em princípio pelo menos, uma possibilidade, não uma certeza. Mas se [SE] existirem fenômenos extraordinários reais mundo afora ["milagres"], aparentemente sem causa material, então essa possibilidade [da existência de agentes imateriais] passa a ser uma suspeita, e dessa suspeita resultam consequências sérias para quem pretender afirmar categoricamente a origem "divina" dos milagres - porque, se podem haver outros espíritos além de Deus, então também pode a causa dos supostos milagres não ser necessariamente divina...

Mas pode também ser, é claro, que a causa dos "milagres" seja meramente natural, embora ainda desconhecida por nós no estágio atual da Ciência.

Logo, os 'milagres' não valem como prova porque são dúbios: eles mesmos precisam ser provados quanto à sua realidade sobrenatural e quanto à sua origem divina. E uma prova dúbia não pode servir para estabelecer uma certeza - principalmente um conjunto de certezas de tão séria importância como seria uma fé religiosa.

Hariff Salgado disse...

Olá Rodrigo como vai?
Não estou podendo dialogar com a mesma frequência de antes, aqui em seu blog.

Escuta, você deixa claro que a ciência precisa confirmar um milagre. Pois com a ciência certa podemos validar um milagre quanto divino, natural ou forjado; porem e se a ciência estiver errada? Não faz diferença se o milagre for verdadeiro ou falso, ela estará usurpando o milagre de uma forma ou de outra.

Desculpa-me, mas você trocou o painel de seu blog para um tema de Darwin, a teoria do Darwinismo foi aceita como uma verdade desde "24 de novembro de 1859", absoluta e completa sobre a origem da vida, antes disso os cientistas e os pensadores se baseavam em outra teoria que se mostrava insuficiente. Passado o tempo o Darwinismo foi detectado obsoleto para explicar a macro evolução, porem NINGUÉM, quis assumir que a teoria era contraditória, apenas disseram, é preciso corrigir.

Rodrigo te pergunto, que achas que aconteceu com as pessoas que deixaram de crer em Deus, por causa de uma teoria que acreditavam que era certa? Você acha que o quando a próxima "VERDADE" contra a bíblia chegar e você vai estar vivo para ver?
E se a próxima verdade da ciência confirmar que a bíblia esta Certa?
E se você já estiver ido?

Não sei quando vou poder responder seu comentário! Porem tem uma passagem que você não citou como contradição.

Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte. (Provérbios 14,12).

Cuidado para não perder nada importante da magnitude de Deus.
A paz de Deus esteja conosco.

Rodrigo Antônio disse...

Olá Hariff!
Percebo que você tem grande dificuldade de entender até as coisas mais simples que lhe exponho.
Um pretenso milagre pode ser confirmado pela Ciência como um fenômeno inexplicável pelos conhecimentos então disponíveis. Sempre fica aberta a possibilidade da coisa vir a ser explicada futuramente - o que por si mesmo já lança dúvida sobre qualquer "milagre". Mas mesmo quando a coisa permanecesse sempre inexplicável pelas forças da natureza, sempre permaneceria a dúvida sobre a identidade da fonte extra-natural ou sobrenatural que causou o fenômeno. Não se trata de nenhuma "usurpação", mas sim de uma simples atitude racional, inteligente e sensata frente ao fenômeno estranho.

A Ciência, diferentemente da superstição religiosa, não se pretende infalível e está sempre aberta a ser corrigida e aperfeiçoada. Aliás, está mesmo sempre em busca de avançar. Porém, se a Teoria de Darwin, ou qualquer outra teoria científica, necessitar ser corrigida, isto só se poderá fazer por meio da apresentação de dados também científicos, que expliquem melhor a natureza naquela questão determinada. Mitos, lendas e superstições das sempre imbecis e cegas religiões nunca e jamais poderão ser levados a sério na explicação da natureza, e por isso, mesmo que uma teoria científica se mostrasse falha, o que se poderia propor em seu lugar seria outra teoria científica, mas nunca um mito religioso. É MENTIRA, porém, que o Darwinismo tenha sido refutado. Foi, sim, aprimorado com dados novos, principalmente depois da evolução da Genética. Mesmo do ponto de vista filosófico a Teoria da Evolução é perfeitamente válida, quanto mais do ponto de vista empírico.

Se descobertas científicas 'validassem' tudo o que a bíblia diz (seria preciso uma Máquina do Tempo para tanto...), isso apenas demonstraria mais claramente que ela é mesmo obra de demônios. Porque é rigorosamente impossível, metafisicamente falando, que o verdadeiro Deus esteja por trás de algo tão moralmente errôneo, irracional e abominável quanto a bíblia. Maldita seja para sempre essa desgraça chamada bíblia!

Que a Razão te ilumine!

Marize Melo disse...

Achei super interessante seu blog, sou deísta e já participei das principais religiões cultuadas no Brasil, e com certeza sei que a bíblia, esse livro falho, apenas e puramente histórico, faz parte de quase todas, cada um isola uma parte dela para sua interpretação e aplica nas suas doutrinas, é interessante que quando não conseguem explicar algo, dizem que a explicação se dá pela fé. Sei que pessoas morreram, foram escravizadas, enlouqueceram por causa desse livro e ainda alguns o chamam de divino. Rodrigo, algumas pessoas nunca alcançarão a maturidade suficiente para usar a razão, pois a emoção é mais fácil e não requer muito esforço. Quando perdemos tempo tentando falar de algo para alguém com a mente cauterizada, estamos como se diz no dito popular, jogando pérolas aos porcos. O mundo apesar do avanço tecnológico e científico, está emburrecendo. Parabéns, irei a partir de agora, ler outros posts e participar do seu blog.

Janilson Horta disse...

Boas, Rodrigo António!!
Primeiramente gostaria de parabenizar-te por este Site / Blog que eu encontrei na Internet e que continha parte do que eu precisava, “Os Erros ou Contradições da Bíblia Sagrada”: encontrei uma lista enorme aqui, e comecei a dar uma vista de olhos para ver se encontrava algum que eu considerasse grave, ou seja, que fosse uma mentira que fora propagada e ensinada.
Em segundo lugar gostaria de parabenizar-te por seres um Deísta (apesar do meu dicionário dizer que : [Deísmo, do lat. Deus, Substantivo Masculino, Teoria dos que Crêem em Deus e na Religião, mas rejeitam a revelação ]) , pelo que entendi, não aceitam a existência de Deus ou não reconhecem formas de provar ou provas da existência de Deus.
Gostaria de me enquadrar neste debate: eu procuro todos os ataques e outras formas de ver a Bíblia Sagrada e a sua imagem passada até então, ataques estes contrariando a afirmação de a Bíblia Sagrada ser uma compilação de escritos com milénios de idade, verídicos e contendo palavras do Deus apresentado nela: o Criador dos Céus e da Terra. Mas antes de continuar vou deixar claro de que lado me afirmo : A favor da Bíblia Sagrada.
Considerações e Apelo para todos neste Debate:
1 – Proponho que sempre que possível seja indicado fontes ou referências directa, correctamente para que sejam consultadas e averiguadas;
2 - Proponho que não sejam feitas ataques pessoais aqui;
3 – Proponho que seja mantido um bom nível de linguagem neste debate, comunicações claras e bem explicadas;

Minha entrada no Debate:
Gostaria de levantar os pontos que eu gostaria de abordar na minha intervenção:
1- A Bíblia é a Palavra de Deus.
Esta questão é bastante óbvia entendendo que a Palavra de Deus significa declarações vinda directamente de Deus, A Bíblia no seu todo não é a Palavra de Deus. A Bíblia contém a Palavra de Deus. É bastante fácil identificar passagens na Bíblia que claramente podem demonstrar isso, exemplo: Declarações de pessoas, decisões de pessoas.
2- Existem Contradições na Bíblia.
Sim existem contradições na Bíblia, afirmações que não correspondem à Verdade porque em outras passagens são apresentadas outras informações que não batem com as informações anteriormente apresentadas, exemplo: Quantos eram na família de Jacó quando vieram para o Egito? 70 [Gn 46:27], [Ex 1:5] ou 75 [At 7:14]
3- As profecias do Livro de Daniel são factos históricos ou escritas depois dos acontecimentos relatados?
Para responder a esta questão temos primeiro que verificar a data para os manuscritos encontrados em Hebraico e Aramaico. Em seguida temos de situar no tempo os acontecimentos profetizados.
4- As profecias do Livro de Daniel se verificaram na história?
5- Evoluiu-se ou Surgiu-se? Hipótese de Darwin e Hipótese apresentada na Bíblia.
6- Jesus Cristo (Yeshua, ha mashiah) (Yeshua ben Yossef) existiu ou foi uma invenção?
7- O que a ciência diz sobre a existência de um Deus.
Brevemente voltarei ao seu site para ver se existe interesse em continuar esse debate e acrescentarei mais pontos.

Rodrigo Antônio disse...

Olá!
É falso que o Deísmo e os deístas "não aceitam a existência de Deus ou não reconhecem formas de provar ou provas da existência de Deus" - reconhecemos a Deus tal como mostrado pela Filosofia Aristotélica, embora não creiamos em nenhuma das pretensas revelações alegadas pelas diferentes religiões.

Suas perguntas já estão muito bem respondidas em várias outras partes de nosso blog. Favor pesquisar melhor.

Se não há provas válidas de que a bíblia contenha alguma revelação de Deus aos homens, então não se deve crer nela como "palavra de Deus". E lembrando que eventuais provas da historicidade de certos fatos mencionados na bíblia não constituem nenhuma prova da origem divina desta: a coisa pode ser histórica e todavia ser meramente humana [ou de origem diabólica].

Abraços.

Leandro Araújo disse...

Bom dia amigo!
Tem certeza de que você consegiu enxergar mesmo contadição?
Voce sabia que: A Bíblia foi escrita num periodo mais ou menos de 1600 à 1900 anos, em 5 partes dos velhos continentes e em povos de costumes absurdamente desigual, por pessoas que muitas das vezes nunca foram vistas umas pelas outras, em linguas diferentes e mesmo assim polênicamente ela sobrevive até hoje, sendo o livro mais lido debatido questionado de toda história em todo mundo.
É o único livro no mundo que é consegue reuinir a sua frete de leitura toda classe social de uma humanindade, desde um mero morador de rua até um milhonário empresário. só um detalhe, segundo pesquisadores históriadores nós só temos acesso a 73% traduzida.

E apesar de erros literários interpretativos dá pra ver nítidamente o que é erro, de tradução e o que é contradição. Só que nada doque voce postou acima se refere nem de longe a isso.
Lhe pergunto denovo meu amigo, tem certeza que voce leu a Bíblia ou está só copiando de um outro blog e repassando?

Um abração, fica com Deus!
Acreditando nele ou não...

Rodrigo Antônio disse...

Caro Leandro,
seu comentário já estava respondido por antecipação aqui: http://luzecalor.blogspot.com.br/2013/11/mais-uma-alfinetada-deista.html

Ademais, esta presente postagem não é nem de longe tudo o que já dissemos contra a bíblia - favor confira nossos vários outros posts anti-bíblicos também. Ver, por exemplo: http://luzecalor.blogspot.com.br/2012/09/erros-da-biblia-2-crueldades.html

Além disso, mesmo que a bíblia não contivesse muitos erros, ainda assim não se deveria crer nela, visto que não se deve crer em uma pretensa revelação divina sem provas (realmente probatórias) de sua origem divina). Ver como complemento: http://luzecalor.blogspot.com.br/2013/11/outra-alfineta-deista.html

Ver também: http://luzecalor.blogspot.com.br/2012/08/nao-ha-razoes-para-crer-no-cristianismo.html

http://luzecalor.blogspot.com.br/2012/09/a-falsa-palavra-de-deus.html

http://luzecalor.blogspot.com.br/2012/10/o-que-substituiria-biblia-como-um-guia.html

http://luzecalor.blogspot.com.br/2013/04/por-que-nao-sou-cristao.html

Enfim, se você quiser ver a bíblia como um mero referencial cultural, meramente humano, fique à vontade. Nossa crítica a ela parte de um ponto de vista teológico, e não simplesmente cultural. Entende-se, claro, que homens cometam erros e que culturas diferentes tenham suas limitações - o que não se pode aceitar é que se queira atribuir a Deus a origem inspiracional/sobrenatural de um livro que não faça jus à Sua Divina Sabedoria, a qual não pode endossar o erro.

Obrigado, em todo caso, pelo seu comentário. Abraços.

smaili disse...

24Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.

25Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o meu dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.

26E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco.

27Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.

28E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!

29Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.

João 20:24-29

Rodrigo Antônio disse...

Obrigado, caro anônimo, por nos relembrar essa lenda da pretensa aparição de Jesus a Tomé: mesmo que tivéssemos (não temos!) reais motivos para acreditar que ela ocorreu, ainda assim isso não constituiria nenhuma prova real da alegada divindade de Jesus, pois um demônio poderia muito bem ter assumido uma aparência ilusória para enganar o pobre Tomé e levá-lo a adorar um falso deus...

Provas dúbias, provas cuja própria autenticidade é questionável, não valem como provas - e, portanto, é tolice e imprudência crer no que se diz 'provado' por elas. Uma fé sem provas que demonstrem em termos de certeza a veracidade do que está sendo crido, nada mais é do que uma rematada burrice. E Deus - O Verdadeiro - que é a própria Sabedoria, não se pode agradar de burrices. Logo mesmo teologicamente falando o cristianismo (e as outras porcarias semelhantes a ele) é abominável.

Leandro Araújo disse...

De tudo que li sobre o que você escreveu Antônio eu pude perceber que: 1) você crer em demônios mais não em Jesus. 2)você propaga sempre que pode o nome do demônio como se na sua imaginação intelectual suprema só o demônio perpetuou de lá pra cá. 3) você o defende como se conhecesse.

Vamos colocar assim, Jesus nunca existiu, e esse personagem bíblico foi uma mera invenão para alavancar e dá mais tempero para as futuras hítórias, que voce tambem não acredita e que viria ser o "novo testamento". Ou melhor, do que isso, o Jesus que conhecemos foi uma personagem fictício criado pelos conceituados intelectuais Romanos de forma pacerer que foram os judeus. Parece loucura o que eu escrevi? Sim é tudo loucura! Um pouco menos louco do que passar parte de sua vida tentando expplicar a não existência de Jesus, se toda a Bíblia é uma farsa, se nada do que foi escrito é santo, porque homens como você, que a meu ver são inteligentes demais, perdem tempo com isso?Nem adianta usar as mesmas respostas de outros intelectuais, dizendo e a bíblia é um livro que prejudica todo o sistema, e aliada à religião vem criando um colapso mundial, e a principal culpada pelas guerras ditos “santas” e outras a mais.
Você e muito outros criaram para si sem perceber uma nova religião, onde vocês defendem suas idéias a todo custo baseado num certo "óbvio", que morre junto com vocês assim que vão dessa para melhor.
Não estou parecendo áspero, estou? Se me fiz parecer assim me desculpe, minha intenção era se "sarcástico”... Adoraria conversar contigo sobre um tema em específico, "Israel" e os seu países vizinhos que não se entende desde sempre, mais agora meu expediente terminou estou de volta amanhã. - Mais deixa comentada o que você pensa sobre esse desfecho que vem há milênios e deixa todo o resto do mundo com dedo no gatilho apontado para lá. Há só um detalhe eles repudiam a Bíblia. Também não adianta
dizer que o Tanakh, Torah, Alcorão são versões primitivas da bíblia, porque isso não é e tanto você quanto eu sabemos disso...

Rodrigo Antônio disse...

Caro Leandro, sua ignorância acerca de minha posição é impressionante, e demonstra que você ou não leu nossas publicações ou não as entendeu. Então vamos lá e esclareçamos algumas coisas.

1- Não tenho nenhuma "crença" em "demônios", pelo menos não no sentido que as religiões a tem. Em primeiro lugar note bem que não sou materialista, e sim um adepto professo da metafísica aristotélica-tomista, defendendo a existência de uma Causa Primeira Incausada para o universo (Deus). Ora, nós não sabemos se conhecemos todas as criaturas a que Deus originou; logo podem, pelo menos em tese, existir criaturas até mesmo bastante diferentes daquelas que estamos acostumados a conhecer. Algumas delas podem até não ser feitas de matéria. Todavia isso é, num primeiro momento, apenas uma possibilidade, uma hipótese, e não uma certeza. Num segundo momento, porém, se constatamos a ocorrência de fenômenos extraordinários ("milagres") neste mundo, que as forças normais da natureza não explicam, isso pelo menos parece um indício de que as tais criaturas desconhecidas existem e estão agindo nesse fenômeno. Claro que novamente estamos diante de uma hipótese, e não de uma certeza - mas o simples fato de se poderem levantar hipóteses alternativas para a ocorrência desses fenômenos extraordinários, já basta para lançar dúvida sobre a interpretação religiosa que vê os mesmos como sendo uma obra diretamente de Deus para confirmar a doutrina religiosa (ou seja, se podem ser várias outras coisas, então não têm de ser necessariamente esta). Logo nós estamos aqui diante de puros raciocínios, e não diante de nenhuma "fé" no sentido religioso do termo.

2- Não nego nenhum pouco a existência histórica de Jesus, embora negue, sim, que ele seja "deus" ou mesmo alguma espécie de "enviado de Deus".

3- Não nego o valor cultural-folclórico da bíblia, embora negue, sim, que ela seja a "palavra de Deus", ou seja, nego que a bíblia seja de origem inspiracional divina.

4- Combater as superstições e erros não é perda de tempo, antes, pelo contrário, é o cumprimento de um dever de caridade e de responsabilidade para com nossos irmãos, dos quais nos compadecemos ao ver que andam nas trevas da mentira religiosa.

5- Minha crítica à religião cristã e as outras religiões se baseia em questões filosóficas e teológicas (metafísica propriamente dita), e não em nenhuma espécie de marxismo ou mera crítica histórica. Favor não confundir a nossa posição especificamente metafísica com o materialismo de outros por aí.

6- E, por fim, questões de política do Oriente Médio não me interessam diretamente nenhum pouco. Aliás, política como um todo não é a "minha praia".

Concluo chamando a sua atenção para o fato de que tudo isso que aqui lhe disse você poderia ter deduzido por si próprio se tivesse realmente lido com atenção os diversos materiais que já temos publicado no blog. Em todo caso, agradecemos por haver exposto seu não-entendimento de nossa posição, pois assim podemos esclarecer o que de fato pensamos.

Abraços. Rodrigo.