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terça-feira, 26 de abril de 2016

Aprenda a respirar... e corra!

Aprenda a respirar... e corra!

Pode parecer que toda a gente sabe a técnica correta de respirar, mas não é algo assim tão simples, natural e inconsciente e pode ser muito mais complexo do que poderia pensar à primeira vista. Respirar é uma capacidade natural que pode melhorar com o tempo, mas se corrigir os pequenos erros que cometer e aprender a usar a respiração profunda novamente, poderá melhorar a sua faceta desportiva e sentir-se muitíssimo melhor. Dá-se muitas vezes como garantido que se sabe respirar e não é bem assim. Para voltar atrás no tempo e voltar a fazer o processo de modo correto, é necessário aprender a usar o diafragma, de modo a expulsar todo o ar dos pulmões com uma expiração prolongada e regular para terminar com um sopro forte que nos permita atirar a máxima quantidade de ar possível. Na inspiração precisamos de absorver uma profunda quantidade de ar. Deve realizar estes exercícios parado, para fortalecer o diafragma e começar a dar-lhe importância inconscientemente, porque assim poderá utilizá-lo de forma mais eficiente (quanto mais mecânico e natural, melhor) quando estiver a correr. Com isto também conseguirá mais elasticidade nos pulmões, ganhando uma maior capacidade respiratória e melhor ventilação. Deixe o seu corpo elevar a frequência a que respira segundo as necessidades, e nunca tente respirar mais depressa sem necessidade. Isto pode levá-lo a uma hiperventilação. Se chegar o ponto em que não aguenta o seu ritmo de inspiração e expiração, reduza o ritmo até ao momento em que expulsa grandes quantidades de ar (carregado de CO2) para voltar a um nível mais aeróbico. Pode utilizar a boca para respirar, pois consegue mais volume de ar do que o nariz.


Fonte: http://www.menshealth.com.pt/fitness/cardio/artigo/respirar-corrida

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