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segunda-feira, 25 de abril de 2016

Avalie o seu ritmo de corrida

Avalie o seu ritmo de corrida

Uma boa forma, prática e simples, de saber a que ritmo pode ir a cada quilómetro é realizar um teste em 1.000 m cronometrados. Sugerimos que o faça em três dias, mas bem separados entre si.
O PRIMEIRO DIA
Aqueça muito devagar (15 minutos no mínimo) e corra 1.000 metros a um ritmo confortável que o permita falar sem nenhum problema. O tempo resultante pode ser o seu ritmo ótimo para treinar distâncias longas.

O SEGUNDO DIA
Aqueça 15 minutos como mínimo e volte a realizar os 1.000 m, mas exija um pouco mais (sobretudo na últimaparte), notando uma respiração mais forte mas não ao ponto de ter de parar. Deveria conseguir dizer duas ou três palavras se estivesse a conversar. O tempo que daí resultar será o seu ritmo alto por quilómetro. Com treino poderia chegar aos 5 km, e com tempo e experiência aos 10 km.

O TERCEIRO DIA
Aqueça 15 minutos como mínimo e volte a correr os 1.000 m. Desta vez tente correr quase o seu máximo, não ao ponto de parar antes do tempo, mas ao ponto em que não deve conseguir falar e ouvir a respiração bastante forte. O ritmo resultante será o limite pelo qual não deve passar, mas servirá como referência para poder fazer treinos curtos de velocidade.


Fonte: http://www.menshealth.com.pt/fitness/cardio/artigo/ritmo-running

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