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quarta-feira, 27 de abril de 2016

Benefícios da aveia

Sabe por que é que a aveia é tão boa?

Bastam 3 colheres por dia, ou meia chávena de chá, para controlar o colesterol e manter as taxas de açúcar no sangue sob medida. Como se não bastasse, ainda fortalece as defesas e afugenta os tumores.
A aveia foi um dos primeiros alimentos a receber o título de funcional – além de fornecer substâncias essenciais ao organismo, é também capaz de prevenir certas doenças. Entre os seus nutrientes, há um que merece destaque singular. Trata-se de uma fibra especial denominada Betaglucana, que depois de fermentar no intestino grosso é responsável pela a criação de moléculas que atuam no combate a microorganismos nocivos e também reduz o colesterol, entre outros benefícios.
Rica em fibras, a aveia é opção obrigatória para quem pretende conservar os níveis de açúcar no sangue sob controlo. O cereal ajuda a evitar a sobrecarga de glicose e de insulina, a hormona que transporta os compostos açucarados para dentro das células. As fibras permitem que a glicose seja absorvida de maneira lenta e gradual, o que, por sua vez, regulariza a libertação de insulina.

Benefícios para o Coração
Os antioxidantes da Aveia protegem-no contra doenças cardíacas. Os “lignanas” da farinha de aveia, também ajudam a prevenir doenças cardíacas.

Benefícios diabéticos
Se uma pessoa tem diabetes, a farinha de aveia pode ser eficaz na manutenção de baixos níveis de glicose no sangue. A fibra solúvel na aveia retarda a digestão do amido, que por sua vez ajuda a prevenir um rápido aumento do açúcar no sangue.

Ajuda na prevenção do cancro
A aveia contém fitoquímicos, que mostraram ser uma forma eficaz de prevenção do cancro. Suspeita-se também que a fibra insolúvel na aveia  reduz a toxicidade em certos tipos de ácidos biliares, o que por sua vez reduz o risco de vários tipos de doenças oncológicas.

(Fonte: http://www.menshealth.com.pt/nutricao/nutricao-desportiva/artigo/beneficios-aveia)

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