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quarta-feira, 20 de abril de 2016

Cuidado com o sal

Use o sal a seu favor!

O sódio do sal regula a entrada e a saída de líquidos nas células e mantém a pressão arterial sob controlo.
Quanto consumir
O indicado é ingerir 5 g de sal por dia. E se lhe dissessemos que costumamos consumir o dobro? Para ter uma ideia, um pacote servido em restaurantes costuma ter 1 g de sal.

Armadilhas
Congelados, enlatados e salgados contêm muito sódio porque ele evita a decomposição. 

O problema do excesso
A cada 9 g de sal consumidos, o corpo retém um litro de água e você incha. E acredite que isso fará a diferença quando for a apertar o cinto. Caso o líquido não seja eliminado eficientemente, o sistema cardiovascular fica sobrecarregado e a pressão arterial sobe.

Para prestar atenção
Abusar do sal pode ser uma pista de desidratação (o sódio é eliminado no excesso de suor e na diarreia). Menor sensibilidade ao gosto dele pode ser sintoma de uma desregulamentação hormonal.

Dicas para não abusar
Dê mais gosto à comida juntando ervas como manjericão, orégãos, hortelã ou coentros. Fuja de temperos prontos e tire o saleiro da mesa para evitar colocar mais sal na comida já temperada.

(Fonte: http://www.menshealth.com.pt/nutricao/artigo/sal-controlo#)

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