Luz para a inteligência, Calor para a vontade

domingo, 9 de abril de 2017

Primeiro instituto privado de apoio à Ciência no Brasil

Moreira Salles cria instituto e investe R$ 350 milhões para pesquisa e divulgação científica 
Sede ficará no Rio de Janeiro; 
primeiro edital deverá ser lançado no segundo semestre.

João Moreira Salles e sua mulher, Branca, criaram o Serrapilheira, o primeiro instituto privado de apoio à pesquisa e à divulgação científica no Brasil. A sede será no Rio de Janeiro e operará com recursos de um fundo doado pela família, no valor de R$ 350 milhões.

“Se o instituto estiver sendo útil à ciência, nossa intenção é fazer novos aportes dentro de 4 ou 5 anos”, disse João Moreira Salles.

O Instituto tem como diretor-presidente o geneticista francês Hugo Aguilaniu,do Laboratório de Genética do Envelhecimento da Escola Normal Superior de Lyon, na França. À frente do Conselho Científico está o pesquisador brasileiro Edgar Dutra Zanotto, do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo.

"O instituto tem dois grandes objetivos. O primeiro deles é apoiar a pesquisa nos campos das ciências da vida, das ciências físicas, das engenharias e da matemática. Não queremos pulverizar recursos, queremos identificar a excelência da pesquisa científica realizada no país e apoiá-la da forma mais livre possível, dando ao pesquisador grande flexibilidade no uso dos recursos doados", disse Aguilaniu.

"A ideia é ter um número reduzido de projetos, mas que sejam os melhores, de nível internacional, com potencial para serem publicados nos periódicos científicos mais importantes, como "Science" e "Nature". Nosso desejo é incentivar os pesquisadores a fazerem as grandes perguntas de seus campos. Teremos paciência e não exigiremos resultados imediatos”, completou.

Os projetos serão escolhidos por um Conselho, que é composto por 12 cientistas. A previsão é que um edital seja lançado no segundo semestre deste ano.

(Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/moreira-salles-cria-instituto-e-investe-r-350-milhoes-para-pesquisa-e-divulgacao-cientifica.ghtml)

Nenhum comentário: